quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nuno Morais Sarmento garantiu hoje que é contra a privatização total ou a concessão da RTP a privados.
“O serviço público de televisão está na Constituição. A manutenção de um serviço público não é uma questão económica, é uma questão de defesa da língua e identidade nacional”, acrescentou em entrevista à RTP.
Tendo sido responsável pela tutela da RTP no Governo de Durão Barroso, Morais Sarmento falou um pouco sobre a história do canal, lembrando que, em 2001, a RTP era uma empresa inviável e considerada um mau exemplo de prestação de serviço público. “A partir de 2005 ou 2006, voltou a referência no sector. É o único exemplo de universo público seriamente reformado”, salientou.
O advogado apresentou duas soluções para o futuro da RTP: uma “menos ambiciosa” passaria por envolver privados na RTP. Numa perspectiva mais ambiciosa eu “admito a abertura de uma nova emissão privada em Portugal, aproveitando a estrutura do Porto.”
No dia em que o Orçamento do Estado foi aprovado na generalidade, Morais Sarmento garantiu que a sua não aprovação “teria consequências desastrosas”.
Apesar de considerar o orçamento “necessário”, não deixa de apontar algumas falhas. “Este Orçamento do Estado na parte restritiva é muito penalizador e essa penalização só se justificará se significar uma actuação no crónico desequilíbrio das contas públicas”, afirmou.
Morais Sarmento considerou ainda que além de uma hesitação do CDS na aprovação, “sente-se uma hesitação relativamente à coligação”.
“Considero inaceitável que no seio do próprio governo permitam que se agravem condições que podem conduzir a uma crise politica”, disse, acrescentando que “o CDS não pode inverter prioridades e colocar a sua posição política à frente do que é o interesse nacional”
 
HOJE OS BARROSISTAS E CAVAQUISTAS REAPARECERAM EM FORÇA NOS JORNAIS E NAS TELEVISÕES:MORAIS SARMENTO, PAULOTEIXEIRA PINTO, JOSÉ LUIS ARNAUT E OUTROS FAMOSOS DOS IDOS 80/90 E 2002/2005.
E COMO ELES ESTAVAM MANSINHOS. VINHAM COM A LIÇÃO BEM ESTUDADA PARA CONVENCER SEGURO QUE ATÉ O REFORÇA SE ACEITAR A PROPOSTA DE PASSOS COELHO. O QUE O LIDER DO PSD CONSEGUIU FOI MARCAR A AGENDA POLÍTICA E NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DO DESASTRE DE 2012 NÃO DEIXANDO QUE SE FALE NAS DERRAPAGENS EM TODOS OS CAMPOS E TAMBÉM POUCO FALAR SOBRE O OE DE 2013 QUE TRARÁ UM TERRAMOTO PARA PORTUGAL E PARA OS PORTUGUESES.
O SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, A SOCIAL DEMOCRACIA, O NEOLIBERALISMO, DESAPARECERAM TOTALMMENTE DO VOCUBULÁRIO DOS POLÍTICOS. PORQUE SERÁ?
MAIS UMA VEZ O PS VAI DEIXAR-SE ENROLAR PELA DIREITA CONSERVADORA E NEOLIBERAL COMO ACONTECEU NOS ULTIMOS 25 ANOS? OS RESULTADOS ESTÃO À VISTA. OS SOCIALISTAS,TRBALHISTAS E SOCIAIS DEMOCRATAS DESAPARECERAM DOS GOVERNOS EUROPEUS.
VOLTAREMOS AO SOCIALISMO NA GAVETA?
"....o CAMPO PRÓPRIO DA ALA-SOCIAL-DEMOCRÁTICA É, JULGO EU, UM DIÁLOGO PREFERENCIAL COM AS FORÇAS DE ESQUERDA DEMOCRÁTICA E NÃO COMAS FORÇAS CONSERVADORAS" ------"O PRIMEIRO PROBLEMA QUE ME INTERESSARIA TOCAR ERA O DE UMA REFLEXÃO SOBRE O MOMENTO ACTUAL. E, PARA ISSO, EU DIRIA ALGUMAS BANALIDADES.
CREIO QUE É IMPORTANTE PENSARMOS O QUE É QUE ACONTECERIA. DE FACTO, SE POR MILAGRE NESTE MOMENTO A ESQUERDA DEMOCRÁTICA, CHEGASSE AO PODER, ONDE JÁ ESTEVE; MAS PARA PENSAR ISSO, SERÁ ÚTIL, SEM FAZER Um MURO DE LAMENTAÇÕES, PERGUNTAR POR QUE É QUE A ESQUERDA DEMOCRÁTICA JÁ ESTEVE NO PODER E SAIU DELE.
PENSO QUE ISSO ACONTECEU, FUNDAMENTALMENTE, POR ALGUMAS RAZÕES MUITO SIMPLES, PARA ALÉM DO ENQUADRAMENTO INTERNACIONAL, QUE HOJE É DOMINANTEMENTE CONTRÁRIO ÀS OPÇÕES DA ESQUERDA DEMOCRÁTICA NA MAIOR PARTE DOS PAISES DA EUROPA...." 
Sabem quem disse isto? O professor SOUSA FRANCO em 1980 no debate organizado pela Reflexão e Acção Socialista e Centro de Estudos Socialistas, em Lisboa. A seguir a AD ganhou as eleições e em 1983 veio o FMI.
O debate foi publicado em livro com o titulo "Que Vias de Desenvolvimento? Que Instituições?" das Edições AFRONTAMENTO.
Participaram:António Figueiredo-Cesario Borga-Custodio Oliveira-Eduardo Lourenço-F.Pereira Marques-Jorge Miranda-L. Salgado de Matos-Manuela Silva-N. Guedes de Oliveira-Nunes de Almeida-Sousa Franco-Teresa Saraiva-Vitor Constancio.
Foi há 31 anos. Vou publicando algumas passagens para ver se os responsaveis do PS aprendem alguma coisa.
A historia repete-se e os socialistas não conseguem aprender com os erros.
António José Seguro vao ter um problema bicudo se pensar nos votos. Mas vai ter um grande desastre se for na conversa da direita trauliteira, neoliberal e quase fascista. Os eleogios que hoje ouvi dos Cavaquistas e Barrosista fazer a alguns dirigentes socialistas que ficaram todos babados e até concordavam com tudo que eles diziam, deixaram-me envergonhado. Nos últimos tempos não ouçõ ninguém falar dos Sindicatos, dos ttrabalhadores, dos que têm FOME.
Se quiser alterar a agenda política tem de criar suspense, falar pouco sobre a refundação do memorando e apresentar as linhas mestras de um Modelo de Desenvolvimento, Quais a Vias a Seguir e as Funções do Estado para os próximos 10 a 20 anos.
Qual o modelo economico, que UE e a renovação da vida partidária.
Carlos Pinto
 

Sem comentários: