sábado, 27 de julho de 2013

O dr. Seguro não quer mas é muito inseguro

Nicolau Santos

O dr. Seguro esforça-se imenso por ter uma pose de Estado. Por só dizer coisas sérias. Por só tomar atitudes responsáveis. Por nunca se despentear. Por estar sempre impecavelmente vestido. Por nos avisar que anda a dizer as mesmas coisas há um ror de tempo. E por todos lhe estarem a dar razão: o Governo, a troika, o Presidente, o dr. Barroso, a sra. Merkel, a dra. Lagarde, o mundo!
Acontece que o sr. Presidente, que quando não é uma cagarra por não se dar por ele durante longuíssimo tempo, é uma águia que vê o que vai acontecer no pós-troika há alguns meses e não se cala com isso, o sr. Presidente, dizia, apelou ao sentido de Estado do sr. Seguro e propôs-lhe que suportasse as acções do Governo durante algum tempo - dando-lhe, em troca, eleições antecipadas durante um ano. Uma armadilha.
Mas o dr. Seguro, como estadista que é, disse que sim. Mas como lhe falta experiência não colocou quaisquer condições à cabeça para negociar. Esqueceu-se das linhas vermelhas. Claro que no final falharam as negociações, quem saiu melhor de tudo foi o dr. Passos, o Presidente lavou as mãos como Pilatos, e o dr. Seguro acabou enredado no fio de Ariadne que não teceu.
O dr. Seguro está agora num limbo: nem o Governo cai nem ele sabe se chega às eleições de 2015. Logo agora que o dr. Seguro estava tão seguro de que está no bom caminho, apesar de todos olharem para o cortejo e dizerem que o rei vai inseguro.
Não é que o dr. Seguro se deva importar com a opinião dos outros, dos politólogos, dos analistas, da opinião pública, das cagarras. O problema são os bonecos do Contra-Informação. E no Contra-Informação o dr. Seguro é retratado como um boneco muito inseguro, sempre em dúvida sobre o caminho a seguir e sempre à espera que outros aprovem o que faz e sempre a ver os outros dois a mangarem com ele. O que está a dar cabo do dr. Seguro são os bonecos do Contra. E contra os bonecos do Contra não há nada que se possa fazer. O dr. Seguro é um inseguro e pronto. O Contra-Informação não mata mas mói. E destrói a reputação, mesmo dum estadista como o dr. Seguro.
 
POIS É DR. SEGURO...
OU AVANÇA OU MORRE NAS ARMADILHAS DA DIREITA E DO PR.



Sem comentários: