quarta-feira, 17 de julho de 2013

 
 Sim, é bom não ter Governo
Henrique Monteiro
Sinceramente, a observação não é minha. Mas estava a almoçar com o Ricardo Costa (cantina da Impresa a 5,95€, que a crise é para todos) quando ele me disse: "Já viste que estamos praticamente sem Governo há quase três semanas?".
E eu vi!
E não é bom? - perguntei-lhe. E lembrámos a Bélgica, a Itália e tantos outros exemplos de países que estiveram sem Governo durante meses. No entusiasmo, cheguei a propor que houvesse apenas um Governo três meses por ano. Os restantes nove seriam assim passados: sem comícios, inaugurações, declarações, ataques soezes, golpadas e nomeações.
Em paz.
Um pouco mais a sério, toda a vacuidade da política rasteira em que Portugal é tão useiro se revela nestas alturas. Os congressos são adiados, as intermináveis visitas a feiras, bombeiros, Câmaras Municipais e empresas diversas estão suspensas. Alguns, tendem a confundir isto com liberdade, quando é tanto de isto que nos sai tão caro e nos obriga a impostos altos, a leis estúpidas, a pequenos poderes exercidos sem controlo.
A ausência deste ruído de fundo sempre gritado, como se o mundo fosse acabar caso não escolhamos imediatamente um lado ou outro de uma imaginária barricada, é refrescante. E até pode ser que tanto o Governo como a Oposição estejam agora a trabalhar a sério e a pensar no país.  
Pode ser que sim! Deus queira que sim!
PS - A esquerda do PS anda sempre muito preocupada com as cedências do PS à direita. Hão de perguntar-se a si próprios, um dia destes, se não acham que os desiludidos do PSD (e devem ser umas boas centenas de milhares) não olham também para o PS quando, este, na ânsia de agradar a um sector do grupo parlamentar que nem é representativo da direção, vota a favor de moções de censura de 'Os Verdes' e leva a sério propostas inexequíveis. Mas isto é só uma pergunta... 


Sem comentários: