quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Afastada da televisão desde 2009, regressa na mesma estação que convidou Sócrates para comentador
Manuela Moura Guedes vai regressar ao activo depois de um hiato de quatro anos, um regresso a duplicar, uma vez que começou a sua carreira na RTP1. O i sabe que a escolha do nome da jornalista para apresentar o "Quem Quer Ser Milionário" partiu da Valentim de Carvalho, produtora do programa, que recebeu a luz verde da estação pública. Moura Guedes vai ocupar a cadeira por onde já passaram Carlos Cruz, Maria Elisa Domingues, Diogo Infante, Jorge Gabriel e José Carlos Malato. Moura Guedes volta ao activo na RTP, a estação que convidou Sócrates - que a considerava arqui-inimiga - para comentador permanente.
No início deste ano já se sabia que o programa iria voltar, com estreia aguardada para o final de Setembro. O "Quem Quer Ser Milionário", que saiu do ar no final de 2010, não é uma estreia no formato de entretenimento para Moura Guedes, que se torna assim o segundo rosto feminino a conduzir o concurso, depois de Maria Elisa, em 2000 e 2001. A apresentadora chegou mesmo a acompanhar o "Festival RTP da Canção", em 1979. Ao lado de Fialho Gouveia anunciou a vencedora Manuela Bravo, apenas um ano depois de começar a ser locutora na RTP1.
A oportunidade apareceu quando estava na Faculdade de Direito de Lisboa, num curso que não terminou. A escolha de Moura Guedes para apresentar o concurso não aconteceu por acaso, já que no mesmo ano estreava a sua breve carreira musical. "Conversa Fiada; O Que Pode Ser" foi o primeiro single, com a cantora na capa do disco sentada numa esplanada a beber um batido.
No ano seguinte começa na Rádio Comercial como locutora, participando em programas como "Jogo de Damas", com Dora Maria e Maria João Aguiar. Entre a televisão e a rádio, lança o segundo single, "Sonho Mau; Sonho Bom", com arranjos de Shegundo Galarza. O grande sucesso da carreira como cantora acontece finalmente em 1981, com uma canção escrita por Miguel Esteves Cardoso. O single "Flor Sonhada; Foram Cardos, Foram Prosas" conseguiu atingir as 35 mil vendas. O último episódio musical de Moura Guedes acontece com o álbum "Álibi" (1982), um conhecido fracasso de vendas, reeditado apenas em 2007.
Depois de "Álibi", Moura Guedes concentra-se na RTP1, apresentando "Berros e Bocas", com Luís Filipe Barros, e "Raios e Coriscos", com Catarina Portas. Em 1995 chega à TVI como pivot do "Jornal Nacional". Com um hiato pelo meio na estação de Queluz, volta em 2008 ao ecrã para apresentar o "Jornal Nacional de Sexta-Feira". Depois da polémica suspensão do programa por parte da administração da Prisa, em 2009 chega a um acordo de rescisão com a TVI, um ano antes de José Carlos Malato revitalizar o "Quem Quer Ser Milionário" na RTP1.

COMO NINGUÉM A QUIZ A RTP APROVEITOU.

Sem comentários: