segunda-feira, 19 de agosto de 2013



Fragata da Marinha britânica chega a Gibraltar

Navio de guerra está de passagem, a caminho do exercício militar "Cougar 13", no Mediterrâneo, mas a sua chegada é lida como um sinal de apoio contra Espanha. (Atualizada às 17h29).
Mafalda Ganhão
Última atualização há 9 minutos
A fragata chegou esta manhã a Gibraltar Jon Nazca/Reuters A fragata chegou esta manhã a Gibraltar
Um dia depois do protesto que ontem reuniu cerca de meia centena de pesqueiros espanhóis ao largo de Gibraltar, chegou ao "Rochedo" a fragata britânica HMS Westminster, que por ali passa a caminho do exercício militar onde vai participar no Mediterrâneo.
A receção ao navio é hoje noticiada pelos jornais ingleses e espanhóis, com diferente enquadramento. Enquanto o britânico "The Guardian" refere que a fragata se prepara para realizar manobras de rotina mas sublinha que a sua passagem é encarada como uma forma de apoio à posição do Reino Unido, o "El País" diz, em título, que a sua chegada passou "despercebida", apesar de algumas bandeiras britânicas às janelas, como tem acontecido nos últimos dias.
Certo é que a tensão acumulada nas últimas semanas, desde que Espanha dificultou as regras fronteiriças em resposta ao recife artificial criado por Gibraltar para dificultar a faina aos pescadores da zona, não parece ter fim à vista e vai envolvendo cada vez mais interlocutores.
Na sequência de um contacto telefónico mantido hoje entre o presidente da Comissão Europeia e Mariano Rajoy, foi acordado o envio de uma missão a União Europeia para analisar "o mais rápido possível" a situação na fronteira de Gibraltar, nomeadamente "as questões relacionadas com as verificações e o movimento de pessoas e bens na fronteira".  
Um comunicado conjunto assinado por Durão Barroso e o primeiro-ministro espanhol dá conta do entendimento obtido, depois do primeiro ter exigido que as autoridades espanholas "respeitem a legislação da União Europeia" e advertido que a cobrança de uma taxa para atravessar a fronteira sería "ilegal".
Na conversa com Barroso, que durou 12 minutos, Rajoy, de acordo com fontes do Governo espanhol citadas pela EFE, também expressou a necessidade de se verificar e controlar a atividade económica de Gibraltar em questões relativas a branqueamento de capitais, contrabando e fiscalidade.
 
A conversa de hoje decorreu depois de o primeiro-ministro britânico David Cameron ter pedido, na sexta-feira, a intervenção urgente da Comissão Europeia, solicitando o envio de uma equipa de inspeção para a fronteira. Cameron voltou a acusar Madrid de atuar por "motivos políticos", adotando medidas "desproporcionadas".
Por seu turno, e no mesmo dia, o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, afirmou que Gibraltar não pode ser "a fronteira do contrabando de tabaco" e defendeu "a legitimidade" das verificações na fronteira.
ALGUMA VEZ OS INGLESES BRIRÃO MÃO DO QUE ROUBARAM DESCARADAMENTE?


Sem comentários: