quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Procuradores dos EUA acusaram dois ex-responsáveis do JPMorgan de tentar ocultar perdas com ‘trading' em operações que geraram prejuízos de 6,2 mil milhões de dólares.
Javier Martin-Artajo, antigo responsável com funções de supervisão da estratégia de ‘trading' na unidade do banco norte-americano em Londres, e Julien Grout, um operador de mercado que trabalhava com ele, foram acusados de falsificação de balanços e registos, de fraude electrónica e de apresentação de documentos falsos, segundo a queixa no tribunal federal de Manhattan, em Nova Iorque.

Segundo a queixa hoje apresentada, estes dois ex-responsáveis do banco estiveram envolvidos num esquema de falsificação de documentos apresentados às autoridades entre Março de 2012 e Maio de 2012.

Jamie Dimon, o CEO do JPMorgan, caracterizou as perdas de 6,2 mil milhões de euros com a actividade nos mercados do ‘trader' Bruno Iksil, conhecido como a ‘Baleia de Londres' devido ao seu pesado portefólio de investimentos, como "a mais estúpida e embaraçosa situação em que esteve envolvido".

Bruno Iksil tem, de resto, ajudado o FBI e os procuradores na investigação, num acordo com o governo para obter clemência, adiantaram três fontes próximas do processo à Bloomberg.

ISTO SÃO AS GRANDES JOGADAS DOS BANCOS

Sem comentários: