sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sondagens valem o que valem e só valem para o momento em que são feitas. Mas as sondagens que o Expresso e a SIC têm vindo a realizar sobre as eleições autárquicas são preocupantes para o Partido Socialista.
As eleições autárquicas têm especificidades que obrigam a uma leitura cuidadosa. Mas, em qualquer caso, são utilizadas pelos eleitores para punir governos cujas políticas contestam.
Ora se há Governo que tem conduzido políticas particularmente duras para os portugueses é o atual. Por força do memorando do entendimento que o país assinou com a troika, pelas suas próprias convicções, pelo que seja, ninguém negará que as atuais políticas são particularmente impopulares, com o desemprego acima dos 17% e o fisco a roubar mais de 10 mil milhões de euros em três anos ao rendimento das famílias.
Seria, por isso, de esperar que as próximas eleições autárquicas colorissem de rosa o país. Mas surprendentemente não é isso que as sondagens indicam. Por exemplo, em Santarém, município que o anterior presidente, Moita Fores, abandonou a meio do mandato, onde o desemprego é dos mais elevados do país e a Câmara das mais endividadas, o candidato do PSD não só ganha como a única dúvida é se ganha com maioria absoluta.
No Porto, apesar de um independente, Rui Moreira, apoiado por muitos e influentes sociais-democratas e da oposição clara do ainda presidente da Câmara, Rui Rio, ao candidato do PSD, o certo é que Luís Filipe Menezes se prepara para vencer folgadamente na cidade invicta, com o candidato do PS a ficar na terceira posição.
O PS corre ainda o risco de perder dois dos seus bastiões, Braga e Guarda, para o PSD. E à esquerda também Évora pode fugir das mãos dos socialistas para as dos comunistas. Aliás, é bem provável que a CDU registe uma forte subida nas eleições autárquicas.
Posto o que resta a inevitável pergunta: é tudo isto mérito dos candidatos do PSD ou demérito dos candidatos, da estratégia e da liderança dos socialistas? Cada um escolhe a resposta que quer. Mas que algo vai muito mal no reino da rosa, ai isso vai. 
DR. NICOLAU SANTOS-EXPRESSO)
 
VAI MAL VAI. QUANDO O PS ACORDAR VAI SER MUITO TARDE.

Sem comentários: