quarta-feira, 11 de setembro de 2013




Educação

BE acusa Nuno Crato de 'apartheid' escolar

Económico com Lusa                   

O Bloco de Esquerda (BE) acusou hoje o ministro da Educação de "'apartheid' escolar e espezinhamento da Constituição", criticando Nuno Crato por criar uma escola "duplamente dualizada".
"Estudar não será para todos, nem no currículo nem na escola que se frequenta. Os filhos de famílias com recursos sobreviverão, os outros que se aguentem", disse a deputada bloquista Cecília Honório numa intervenção na reunião da comissão permanente da Assembleia da República.
A deputada sublinhou que o "último murro na Constituição" do Governo chegou "pela mão do ministro Nuno Crato", considerando que a proposta de financiamento do ensino privado "é a prova do revanchismo desta direita que não conseguiu rever a Constituição por medida".
"Isto, senhoras e senhores deputados, é 'apartheid' escolar e espezinhamento da Constituição, no ataque à igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso, e na natureza do sistema público de ensino aí previsto", sustentou.
Cecília Honório acusou ainda o executivo de "desprezar" os "milhares de professores no desemprego" e de deixar a escola pública no "osso dos recursos": "Vejam-se os casos de crianças com aulas em contentores, ou das turmas sobrelotadas com mais de 30 alunos e mais de um nível de ensino", disse.
"Tentem pelo menos, ao menos uma vez, pensar no que estão a fazer às crianças e aos jovens deste país", reclamou a bloquista.Portugal, a continuar assim, sairá "das referências europeias" na área da Educação por "desprezar o esforço de instituições e profissionais" e "fechar a porta das Universidades a milhares de jovens, esquecendo os compromissos da Estratégia 2020", sublinhou Cecília Honório.
"Esta política radical de destruição do ensino público não pode continuar. Sobra o recurso aos tribunais, e toda a luta, na esperança que o país responda a um recuo em todos os níveis de ensino que não é de 20 mas de 50 anos. Há radicais. Pois há, e estão sentados no Governo", acusou a deputada.

É BOM QUE ALGUÉM VÁ LEMBRANDO PARA ONDE ESTES NEOLIBERAIS QUEREM LEVAR O PAÍS

Sem comentários: