quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Münchau: "Não vejo como Portugal pode prosperar na Zona Euro sem mutualização de dívida”
 
 
Wolfgang Münchau acredita que a saída da Grécia do euro ainda é o desfecho mais provável e considera que, nesse cenário, a pressão para a saída de Portugal também será forte.
Wolfgang Münchau, matemático e jornalista alemão, colunista regular do "Financial Times", tem sido um dos maiores críticos das políticas de austeridade vigentes na Europa. Entrevistado pelo "Diário de Notícias" por ocasião da conferência sobre a Europa que a Fundação Francisco Manuel dos Santos organiza nesta semana, diz que o programa de ajuda financeira a Portugal foi mal desenhado e admite ser necessário um segundo resgate.

“Todos os programas basearam-se em hipóteses demasiado optimistas. No caso de Portugal, ninguém estimou previamente o impacte do Tribunal Constitucional, por exemplo. Mas o ponto principal não é tanto a dificuldade em atingir um certo nível de austeridade, mas a dificuldade em regressar ao nível de crescimento necessário para a dívida ser sustentável”, refere.

Münchau diz não ter a certeza de que ficar no euro sob as actuais condições salve Portugal. “A austeridade não funcionou. Mas também não vejo como é possível haver condições mais ligeiras”.

“Se a Grécia sair da Zona Euro, que é o que espero que no fim vai acontecer, penso que a pressão também será forte sobre Portugal. Sem um certo grau de mutualização de dívida, não vejo como é que Portugal pode alguma vez prosperar na Zona Euro. É esta decisão que Portugal tem de tomar”, considera.

Sem comentários: