quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

9 de Janeiro, 2014
As exportações portuguesas aumentaram 7,0% e as importações 3,7% no trimestre terminado em Novembro de 2013, face ao mesmo período de 2012, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).Segundo o INE, esta evolução traduziu-se numa redução de 278,7 milhões de euros do défice da balança comercial e num aumento da taxa de cobertura de 2,6 pontos percentuais (p.p.), para 82,5%.
Considerando apenas o mês de Novembro, as exportações de bens registaram um aumento homólogo de 7,2% e as importações de bens subiram 3,2% (o que compara com aumentos de, respectivamente, 4,5% e 3,9% em Outubro de 2013).
O aumento das exportações em Novembro resultou "sobretudo da evolução do comércio intra-UE [União Europeia]", generalizada a quase todos os grupos de produtos, mas particularmente nos combustíveis minerais", refere o INE.
Já a subida das importações reflectiu o acréscimo no comércio intra-UE e generalizado à quase totalidade dos grupos de produtos (mas em especial nos veículos e outro material de transporte, produtos agrícolas e máquinas e aparelhos), que superou a diminuição no comércio extra-UE.
Em termos das variações mensais, o INE regista, em Novembro de 2013, uma diminuição das exportações de 0,7% face a Outubro, em resultado da evolução do comércio extra-UE, já que o comércio intra-UE registou um ligeiro aumento.
Quanto às importações, diminuíram 10%, devido principalmente à evolução do comércio extra-UE.
Analisando apenas o comércio intra-UE, de Setembro a Novembro de 2013 as exportações aumentaram 5,9% e as importações 4,2%, face ao período homólogo de 2012, a que corresponde um défice de 2.285 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 79,2%.
No mês de Novembro, as exportações aumentaram 6,6% face ao mês homólogo de 2012, reflectindo a evolução generalizada a quase todos os grupos de produtos, mas em especial nos combustíveis minerais.
Já as importações aumentaram 6,2%, traduzindo também o acréscimo generalizado da quase totalidade dos grupos de produtos, mas particularmente veículos e outro material de transporte, produtos agrícolas e máquinas e aparelhos.
Em Novembro face a Outubro, as exportações aumentaram 1,0% e as importações diminuíram 3,8%.
Relativamente ao comércio extra-UE, no trimestre terminado em Novembro de 2013 e face ao período homólogo de 2012 as exportações aumentaram 9,7% e as importações 2,2%, a que correspondeu um défice de 335,6 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 91,6%.
De acordo com o INE, excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 4,9% e as importações 3,7% em termos homólogos, tendo o saldo da balança comercial atingido um excedente de 1.349,8 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 179,3%.
Em Novembro, as exportações para os países terceiros aumentaram 8,7% face ao mesmo mês de 2012 e as importações diminuíram 5,6%.
Relativamente a Outubro, as exportações e importações com países terceiros diminuíram 4,7% e 25,9%, respectivamente.
O INE nota que, em Novembro, as importações extra-UE registaram "o valor mais baixo do ano 2013", inferior ao das exportações extra-UE.
Numa análise por grandes categorias económicas, destaca-se no trimestre terminado em Novembro de 2013 o acréscimo homólogo nas exportações de combustíveis e lubrificantes (mais 54,3%), devido aos produtos transformados, e, no que se refere às importações, o aumento de 11% no material de transporte e acessórios.
Lusa/SOL

COM TUDO A CORRER TÃO BEM NÃO SE COMPREENDE PORQUE CONTINUAM A ROUBAR OS PENSIONISTAS E OS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS.
PORQUE NÃO BAIXA O DÉFICE?
PORQUE SOBE A DIVIDA??

Sem comentários: