quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A emissão de dívida pública a cinco anos que o tesouro português realizou esta quinta-feira irá trazer para os cofres do Estado um empréstimo de 3250 milhões de euros, a uma taxa de juro de 4,657%, anunciou esta quinta feira a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).
A procura dos investidores pela emissão portuguesa permitiu que Portugal passasse de um objectivo inicial de spread face à taxa de referência de mercado (mid-swap) de 340 pontos base para 330 pontos. Isto significa, às actuais taxas de juro de mercado, que a taxa final a pagar por Portugal nesta operação será de 4,657%.
De acordo com várias agências noticiosas, verificou-se durante a manhã desta quinta-feira uma procura global dos investidores na ordem dos 11 mil milhões de euros, ou seja um pouco mais do triplo da dívida colocada. Mais resultados oficiais da operação deverão ser anunciados ainda esta tarde pelo IGCP.
Há um ano, Portugal realizou uma emissão de dívida idêntica a cinco anos. Na altura, a procura total foi de 12 mil milhões de euros, foram colocados títulos no valor de 2,5 mil milhões de euros e a taxa de juro obtida foi de 4,89%.
A emissão de dívida de longo prazo realizada esta manhã é a primeira desde Maio do ano passado e marca o início de uma nova tentativa de regresso aos mercados de Portugal a poucos meses do final do actual programa da troika.
INVESTIDORES OU ESPECULADORES?
A ESTA TAXA NÃO ADMIRA QUE APAREÇAM TANTOS INTERESSADOS.
E A DIVIDA VAI AUMENTANDO A TAXAS IMPOSSÍVEIS DE PAGAR.

Sem comentários: