domingo, 5 de janeiro de 2014

O vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros grego, Evangelos Venizelos, apelou a uma maior contenção da Alemanha na Europa, em entrevista que será publicada no domingo pelo jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.
Não é fácil para os alemães aceitar "a diversidade europeia e o direito a outras soluções", refere o jornal, avançando algumas afirmações do responsável grego.

Depois de salientar "os impressionantes ajustamentos orçamentais" na Grécia, o ministro advertiu a Alemanha para os riscos de uma saída da Grécia da moeda única.

"Se a Grécia sair da zona euro, isso pode ser uma ameaça para o contribuinte alemão", afirmou, numa altura em que Atenas assume a presidência rotativa da União Europeia (UE).

Venizelos disse que "há possibilidades e margem" para alongar os prazos de pagamento e diminuir os juros da dívida grega e defendeu que a 'troika' - Banco Central Europeu (BCE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Comissão Europeia - deve ser controlada pelo Parlamento Europeu.

"Neste momento, a 'troika' não representa apenas as três instituições - BCE, Comissão e FMI - que a compõem, mas também os governos dos países membros da zona euro. Só o Parlamento Europeu não tem nada a dizer, quando habitualmente é ouvido sobre todos os assuntos", declarou.

No final de dezembro, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou que a Europa não "deixará cair a Grécia", abrindo a porta a novas ajudas e considerando que a presidência da UE é uma oportunidade para o país, que está sob assistência financeira desde 2010.

É ASSIM QUE SE FALA. A ALEMANHA NÃO É DONA DA EUROPA. SÓ OS PAPALVOS ACREDITAM QUE A ALEMANHA NOS DÁ DINHEIRO PARA VENCER A CRISE. A ALEMANHA O QUE QUER É VENDER MUITO, ATÉ SUBMARINOS A QUEM NÃO TEM DINHEIRO PARA OS PAGAR COMO PORTUGAL E GRÉCIA.

Sem comentários: