quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

13 de Fevereiro, 2014
O PS considerou hoje que o Governo confirmou a sua intenção de cortar de forma retroactiva e definitiva nas pensões, incluindo as mais baixas, e de pretender transferir contribuições do sistema público para fundos privados.Estas acusações foram feitas pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Marques, em reacção à entrevista concedida pelo ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, à Rádio Renascença e Jornal de Negócios.
"Por várias vezes o secretário-geral do PS [António José Seguro] interpelou o primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] sobre a estratégia de transformar aquilo que é provisório e extraordinário em cortes permanentes de pensões. O ministro da Solidariedade vem agora confirmar esses cortes de pensões" de forma "permanente e retroactiva", declarou Pedro Marques aos jornalistas.
De acordo com o ex-secretário de Estado socialista, ao longo da entrevista concedida por Pedro Mota Soares, pode confirmar-se a ideia de que "o Governo quer cortar pensões contributivas, para as quais as pessoas descontaram uma vida toda, desde logo até pensões que estão a ser recebidas pelos viúvos ou viúvas daqueles que descontaram e já faleceram".
"Ao contrário do que tem sido dito pelo ministro [Pedro Mota Soares] - e que tem de ser desmentido de forma veemente -, temos um Governo que confirma cortes nas pensões mais baixas, já que este Governo corta o complemento solidário para idosos e o complemento de dependência. O complemento solidário para idosos é recebido apenas pelos idosos que vivem abaixo do limiar da pobreza e o complemento de dependência era recebido por pessoas com pensões acima de 600 euros mas que não conseguem comer ou fazer a sua higiene sozinhas", apontou Pedro Marques.
Pedro Marques acusou também o Governo de tomar medidas "pela calada" ao suspender as pensões antecipadas e ao "guardar uma parte dos cortes para depois das eleições europeias".
Em relação à linha política seguida pelo executivo PSD/CDS em matéria de pensões, o vice-presidente da bancada socialista classificou-a como "errada".
"São medidas estúpidas do ponto de vista económico, para além de serem desastrosas do ponto de vista social. Ao mesmo tempo, este Governo também anuncia que mantém a intenção de proceder ao plafonamento, o que significa tirar receitas ao sistema público de segurança social", sustentou o dirigente socialista.
Pedro Marques fez depois um duro ataque ao CDS-PP.
"O antigo partido dos pensionistas - antigo, porque nunca mais terá a veleidade de se apresentar com essa designação - quer financiar a retirada de receitas ao sistema público de segurança social para entregar uma parte a fundos de pensões privados. E como quer o antigo partido dos pensionistas financiar depois o sistema público de pensões? Cortando pensões retroactivamente. É mau de mais para ser verdade", acrescentou Pedro Marques.
Lusa/SOL

ESTE É UM GOVERNO DE RAPAZIADA MAL PREPARADA E QUE VAI DESTRUINDO O PAÍS.
O FOLCLORE DA OPOSIÇÃO CONTINUA A SERVIR EM PLENO OS INTERESSES DO GOVERNO.
EMPOBRECERAM O PAÍS, DESTRUIRAM A ECONOMIA, AUMENTARAM A DIVIDA, NÃO RESOLVERAM O DÉFICE E DIZEM COM GRANDE LATA QUE ESTÁ TUDO BEM MAS A AUSTERIDADE É PARA CONTINUAR.
O DESEMPREGO EM NÍVEIS ESCANDALOSOS.
A POBREZA A AUMENTAR TODOS OS DIAS.
A SAUDE A REGREDIR.
A ESCOLA PUBLICA VAI SENDO DESTRUIDA AOS POUCOS PELO EX-ESQUERDINO CRATO. CADA VEZ QUE FALA ARMA BARRACA.
QUANDO SERÁ QUE O PS VAI ACORDAR?

Sem comentários: