quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A inflação surpreendeu pela negativa. José Miguel Moreira do Montepio, e Filipe Garcia, da Informação de Mercados Financeiros afastam, nas análises publicada no Massa Monetária, o cenário de deflação em Portugal.
A inflação homóloga de 0,1% em Janeiro surpreendeu pela negativa. Ainda assim, o cenário de deflação em Portugal não está em cima da mesa de análise dos economistas que contribuem para a “Reacção dos Economistas” do Massa Monetária, um blogue do Negócios. O Montepio, por exemplo, aponta para uma taxa média de inflação de 0,6%, um valor que fica um pouco abaixo da estimativa de 0,8% do Banco de Portugal.

José Miguel Moreira escreve que os 0,1% foram “uma leitura inferior à aguardada pelo mercado, que apontava para uma aceleração [face aos 0,2% de Dezembro] (consenso: +0,4%)”, evidenciando ainda que “em termos anuais” o índice de preços no consumidor “registou uma taxa de variação média anual de 0,3%” em Janeiro, o que é uma “forte desaceleração” face aos 2,8% de 2012. Ainda assim, o economista do Montepio afasta um cenário de deflação, apontando “ para uma inflação em torno dos 0,6% para 2014”.

Filipe Garcia, da IMF, também evidencia que “a inflação homóloga e média continuam perto de zero”, mas defenden que é de “esperar que [as taxas de inflação] possam subir ligeiramente ao longo do ano, sobretudo a partir de Março”, reflectindo o desaparecimento de alguns efeitos temporários que puxaram pelos preços no ano passado.

As análises publicadas no Massa Monetária apresentam os principais contributos para a evolução da inflação e lembram que, como a inflação também está baixa no resto da Zona Euro, os ganhos relativos de competitividade face aos parceiros europeus são baixos.

HÁ POR CÁ UNS MADUROS QUE FICAM SEMPRE ADMIRADOS.
A DEFLAÇÃO É UMA POSSIBILIDADE A FAZER CAMINHO PARA A EUROPA.
ESTE ANO PODEMOS TER UMA NOVA SURPRESA BEM MAIS NEGATIVA DO QUE A DE 2008.
A BANCA, O IMOBILIÁRIO, AS OBRIGAÇÕES E A DEFLAÇÃO SÃO CENÁRIOS MUITO TURBOS.,

Sem comentários: