quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

21 sem-abrigo com estudos superiores
Fotografia © Gerardo Santos / Global Imagens
A 12 de dezembro a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa andou a contar os sem-abrigo da capital. Registou 852, incluíndo os 343 que dormem em centros de acolhimentos. Antes 454 pessoas responderam a um inquérito, concluindo-se que 139 vivem na rua há menos de um ano e 21 têm estudos superiores
O número contabilizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é inferior ao de estudos anteriores realizados pela Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente o relatório de 2007, "A população de rua da cidade de Lisboa", que contabiliza 1187 sem-abrigo.
O estudo revela, ainda, que são mais os que dormem em locais públicos (59,7%) do que nos centros de acolhimento, quando alguns trabalhos anteriores indicavam o contrário.
E há, também, uma variedade maior de habilitações académicas. Se é bem verdade que 21 disseram tem qualificações superiores, 35 não sabem ler nem escrever. Um terço concluiu o ensino secundário, técnico ou superior.
Uma caracterização feita no âmbito do Programa Intergerações e pela equipa InterSituações, realizado entre abril e dezembro de 2013. O grupo de trabalho é liderada por Rita Valadas, responsável pela ação social da SCML.
Elaborado o diagnóstico, os coordenadores do estudo apelam aos a organismos públicos e privados para "concertar estratégias para mudar o paradigma de intervenção junto dos sem-abrigo, evoluindo da assistência para a reintegração social". Consideram ser urgente "adaptar as respostas existentes, nomeadamente permitindo o acesso a cuidados de saúde e adequando os horários e serviços dos espaços de acolhimento às reais necessidades desta população"

O PR JÁ ALGUMA VEZ VISITOU OS SEM ABRIGO?
O GOVERNO NÃO TEM VERGONHA DESTAS IMAGENS?
OS POLÍTICOS O QUE DIZEM A ISTO?

Sem comentários: