segunda-feira, 3 de março de 2014

A forma como Mário Crespo acaba os noticiários da SIC Notícias, afirmando que a cada dia que passa a RTP custa mais um milhão de euros, continua a causar polémica. Depois da reacção da Comissão de Trabalhadores da televisão pública, é a vez do jornalista Carlos Daniel usar o Facebook para chamar «mentiroso» a Crespo.«A RTP não custa um milhão de euros por dia como Mário Crespo tem repetido diariamente. Mas há um dinheiro que não gasta, felizmente: o do salário desse mentiroso, por muitas cunhas que já tenha metido para voltar a viver à nossa custa, talvez à grande de novo nos States, e sem fazer nada».
O jornalista da RTP acusa mesmo Crespo de ter sido «um dos piores correspondentes da história da RTP», afirmando que «gastava rios de dinheiro em Washington e não trabalhava nada, mas nada mesmo».
Carlos Daniel recorda que, nos últimos anos, o colega da SIC já «se ofereceu duas vezes em anos recentes» para ser corresponde do canal público nos Estados Unidos, apesar de ser funcionário do grupo liderado por Balsemão.
De resto, Carlos Daniel critica a forma como Crespo se relaciona com o poder político, dizendo que «ou faz dos ministros seus comentadores residentes (quando quer ser adido de embaixada ou correspondente da RTP) ou os diaboliza».
Mas Carlos Daniel não está sozinho na resposta ao pivô da SIC Notícias e faz questão de frisar isso mesmo. «Não fui só eu que expressei o que considero ser o direito à indignação. Vários outros jornalistas da RTP fizeram o mesmo. Muita gente escreveu e comentou».
António Esteves e Hélder Silva foram outros profissionais da RTP que usaram a rede social para expressar indignação com o que consideram ser um ataque alimentado por «ódios pessoais» e sustentado em números de «um Excel manhoso».
E Nuno Santos, director de informação da RTP também já repudiou o comportamento de Mário Crespo, em declarações ao DN, frisando que o pivô da SIC Notícias «fez um percurso profissional que escusaria de estar a ser manchado por esta situação» e lembrando que para desmentir o que tem sido dito sobre os custos da televisão do Estado «basta olhar para os números».
Ao SOL, Carlos Daniel sublinha que as suas palavras tiveram como objectivo «a defesa da empresa» onde há muitos anos trabalha. E garante não pretender entrar em polémicas com Mário Crespo, mas antes repor a verdade em relação à estação de serviço público. «Não vou voltar a falar sobre esse assunto».

margarida.davim@sol.pt

uns contra outros?
Jornalismo à portuguesa.. Sinais dos tempos...

Sem comentários: