quinta-feira, 13 de março de 2014

A Irlanda colocou hoje Obrigações do Tesouro a dez anos pela primeira vez desde que pediu o resgate internacional, em 2010.
De acordo com o Tesouro irlandês foram angariados mil milhões de euros no mercado com uma taxa de juro de 2,967% - este é o valor mais baixo que alguma vez foi conseguido para emissões com esta maturidade. A procura por parte dos investidores superou em 2,9 vezes a oferta.
"A dívida soberana irlandesa vai continuar a beneficiar da performance de crescimento económico superior à da zona euro", garantiram Anders Moller Lumhotz e Owen Callan, analistas do Danske Bank, um dos operadores em mercado primário de dívida irlandesa, à Bloomberg. "Também esperamos que a Moody's melhore o rating outra vez este ano", frisaram.
A expectativa antes do leilão era bastante positiva. No mercado secundário os juros das Obrigações do Tesouro irlandês a dez anos estavam em queda, com os títulos a chegar a ser transaccionados abaixo dos 3% (o juro caiu até aos 2,99%). Em Julho de 2011, altura em que a Irlanda estava a implementar o resgate internacional sob supervisão da troika, esta taxa chegou a atingir os 14,22%.
Quando a Irlanda pediu o resgate internacional, em 2010, chegou a perder por completo o acesso ao mercado de dívida soberana. Contudo, em Dezembro de 2013 terminou o programa de ajustamento da troika - Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu - sem ter pedido nenhuma rede adicional de segurança.
E ANDAM POR AÍ UNS RAPAZITOS A BATER PALMAS PELO SUCESSO DO MEMORANDO EM PORTUGAL.
A TAXA BAIXA PORQUE HÁ DINHEIRO A MAIS PARA EMPRESTAR.

Sem comentários: