segunda-feira, 31 de março de 2014

Merkel desautoriza declarações de Schäuble sobre a Crimeia

Merkel desautoriza declarações de Schäuble sobre a Crimeia Thomas Peter, Reuters

A chanceler alemã desautorizou hoje claramente a comparação que o seu ministro das Finanças fizera entre o presidente russo Vladimir Putin e o líder nazi Adolf Hitler. Merkel disse encarar "o caso da anexação da Crimeia como um caso em si mesmo".

Citada pelo site de Die Zeit, a chefe do Governo federal alemão afirmou também que lidar com o caso da anexação da Crimeia como tal já lhe dá bastante que fazer, "porque se trata inequivocamente de uma violação do direito internacional e é issio que hoje conta, e eu fico por aí".

Merkel acrescentou ainda que a sua preocupação prioritária relativamente à Ucrânia é, neste momento, a de que "as pessoas possam decidir, elas próprias, quem é o seu próximo presidente".

O ministro federal das Finanças, Wolfgang Schäuble, correligionário democrata-cristão da chanceler, afirmara que casos como o da anexação da Crimeia "já conhecemos da História. Com esses métodos já Hitler ocupou os Sudetas e muito mais".

A Alemanha nazi ocupara os Sudetas no início de Outubro de 1938. Mas o quadro da política internacional era substancialmente diferente do que presidiu à ocupação da Crimeia.

Hoje as potências ocidentais declararam desde o primeiro instante opor-se à anexação da Crimeia pela Rússia e avançaram mesmo com sanções contra o círculo mais próximo do presidente Vladimir Putin. Toda a comparação com a política de apaziguamento levada a cabo pelos líderes britânico e francês, Chamberlain e Daladier, se limita ao carácter eventualmente simbólico das declarações de protesto e à possível ineficácia das sanções económicas.
ESTE SENHOR FALA DE MAIS.. 

Sem comentários: