quarta-feira, 12 de março de 2014

O manifesto que defende a reestruturação da dívida é "uma total irresponsabilidade", especialmente quando o país se prepara para voltar plenamente aos mercados, disse hoje em Madrid Miguel Poiares Maduro."Esse manifesto e a simples circunstâncias de se falar de reestruturação da divida é total irresponsabilidade. É uma irresponsabilidade ainda mais num momento em que o país se prepara para regressar plenamente aos mercados", disse o governante a jornalistas portugueses em Madrid.
"A forma responsável de reduzir o peso da dívida em Portugal é fazer o que o Governo tem vindo a fazer: consolidação orçamental, redução de taxas de juro em virtude dessa mesma consolidação orçamental, estender as maturidades da divida", afirmou.
Para conseguir esses objectivos, disse, a "credibilidade internacional é muito importante" e debates sobre reestruturação da dívida "reduzem" essa credibilidade.
Poiares Maduro falava aos jornalistas depois de participar num debate em Madrid organizado pela Câmara Hispano Portuguesa (CHP) onde analisou a situação económica portuguesa e as perspectivas futuras.
"A ideia que alguns querem transmitir aos portugueses de que é possível evitar os sacrifícios com não pagar a dívida é totalmente falsa", disse.
"Mesmo nos Estados sem que houve reestruturação negociada como a Grécia, ou Chipre os sacrifícios impostos a esses países e a população desses países foi bem superior", considerou.
Poiares Maduro considerou ainda mais grave "imaginar o que seria se (a renegociação) fosse não negociada" algo "verdadeiramente catastrófico, com impacto sobretudo nos que menos têm".
"Acho que é uma irresponsabilidade e uma tentativa de em Portugal alguns tentarem convencer os portugueses que é possível evitar sacríficos com ilusões de soluções milagrosas que apenas se traduziam em maiores sacrifícios", disse.
Questionado sobre o facto de o manifesto ter entre os signatários pessoas próximas ao PSD e ao PR, Poiares Maduro disse apenas "cada pessoa assume a responsabilidade por aquilo que defende".
"Mas acho uma enorme irresponsabilidade", disse.
Lusa/SOL

O MADURO DA VENEZUELA NÃO DIRIA MELHOR

Sem comentários: