segunda-feira, 10 de março de 2014


PUB

Por Agência Lusa
publicado em 10 Mar 2014 - 21:52
// 

Mário Soares diz que "não é a insultar pessoas que se conseguem consensos"

O prémio de personalidade do ano de 2013 foi hoje entregue, mas o mesmo havia sido já revelado no final do ano passado
O antigo Presidente da República Mário Soares disse hoje que "não é possível" um entendimento entre os maiores partidos em Portugal envolvendo o PS, sublinhando que "não é a insultar pessoas que se conseguem consensos".
"Já disse o suficiente para perceberem que não concordo com isso", disse o antigo chefe de Estado, quando questionado pelos jornalistas sobre as declarações de hoje do Presidente Cavaco Silva, que insistiu nas vantagens de um compromisso político entre os partidos do arco da governação para o pós-'troika'.
"Não é a insultar pessoas que se conseguem consensos", advertiu, sem concretizar, Mário Soares, que falava à margem da cerimónia do prémio de personalidade do ano de 2013 da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, que reconheceu a importância das intervenções públicas de Soares, "que não se tem calado ante a dificuldade dos portugueses".
No discurso de aceitação do prémio, o antigo chefe de Estado lembrou a sua relação com os jornalistas, de quem "sempre gostou muito", e lembrou os 40 anos do 25 de Abril, que se vão assinalar em breve.
"O 25 de Abril devemo-lo exclusivamente aos militares de Abril. E é bom dizê-lo agora quando estamos a chegar ao mês de abril e quando se sabe que a ideia que existe do atual Governo de vir a fazer qualquer coisa pelo 25 de Abril é tão ridícula que não é verdadeiramente nada", advogou.
Mário Soares disse ainda que a efeméride que se aproxima deve servir "para provar que o 25 de Abril não morreu, que os militares de abril não morreram e que foram quem salvou o país da primeira ditadura".
"Agora é preciso que acabemos com a ditadura que se está a fazer sem se perceber que é uma ditadura ainda. Mas vai perceber-se", acrescentou o antigo governante.
A distinção a Mário Soares foi introduzida pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), que destacou a "grande figura da liberdade de expressão" que foi e é o socialista.
"Seria certamente difícil encontrar uma figura que em 2013 mais merecesse a entrega deste prémio", frisou António Costa.
O prémio de personalidade do ano de 2013 foi hoje entregue, mas o mesmo havia sido já revelado no final do ano passado.
SOARES SABE DO QUE FALA E TEM QUASE SEMPRE RAZÃO ANTES DE TEMPO.
ESTA DEMOCRACIA ESTÁ INQUINADA.
OS CONSENSOS DEVIAM TER COMEÇADO COM O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA QUE JÁ DERRUBOU 2 GOVERNOS DO PS.
O PODER CORRE-LHE NO SANGUE. GANHOU ELEIÇ~IOES EM 1985 COM MENOS DE 30% E FORMOU GOVERNO E NUNCA PROCUROU CONSENSOS. QUERIA SER REI.
COMO VINHA DINHEIRO A RODOS DA UE PENSAVA QUE ERA ETERNO.
AGORA TODOS OS DIAS DÁ UMA MÃO AO GOVERNO.
COMEÇA A SER ENJOATIVO COM OS APELOS QUE FAZ..
EM DEMOCRACIA O POVO VOTO EM PROJETOS E PROPOSTAS. A CONSTITUIÇÃO É CLARISSIMA QUANTO À FORMAÇÃO DE GOVERNOS.
PRETENDER AGORA, DEPOIS DE TANTA DESGRAÇA E QUE QUEREM CONTINUAR, AMARRAR O PS POR ALGUNS ANOS, É UM DESCARAMENTO E UMA AFRONTA AOS PORTUGUESES QUE SOFREM.
JÁ MUITAS VEZES AQUI ESCREVI QUE ENTRAMOS NUMA LUTA IDEOLÓGICA À ESCALA GLOBAL. OU NEOLIBERALISMO SEM DIREITOS E SEM DEMOCRACIA OU LIBERDADE E DEMOCRACIA COM RESPEITO PELOS POVOS.
QUE CADA UM FAÇA A SUA PARTE, EU FAREI A MINHA SEM MEDO E SEM DEMAGOGIA.
O PS NÃO PODE AMARRAR-SE A QUEM O QUER DESTRUIR E O INSULTOU DURANTE 3 ANOS. A DIREITA DO NEOLIBERALISMO FALHADO TEM DE SER DERROTADA.

Sem comentários: