segunda-feira, 31 de março de 2014

Situação social na UE não melhorou apesar do início da retoma - Comissão Europeia

O documento hoje divulgado reconhece que "as melhorias que se fazem sentir nos mercados de trabalho da União Europeia (UE) são ainda pouco significativas", tendo o emprego dado mostras dos "primeiros sinais de estabilização em 2013", crescendo 0,1% no segundo semestre do ano, com o setor dos serviços a registar um crescimento positivo e a destruição de postos de trabalho nos setores da construção e da indústria a abrandar.
"Não obstante, os números referentes aos terceiro e quarto trimestres de 2013 revelam que, em cada vez mais Estados-membros da UE, o crescimento económico não foi acompanhado da criação de emprego. Por conseguinte, é demasiado prematuro avaliar se a atual recuperação poderá trazer novos postos de trabalho", aponta a análise trimestral.
Agência Lusa

GRANDE DESCOBERTA!!!
"...OUTRA FORMA DE AVALIAR OS MÉRITOS DA AUSTERIDADE É OLHANDO PARA A HISTÓRIA. A HISTÓRIA MOSTRA QUE A AUSTERIDADE QUASE NUNCA FUNCIONOU E A TEORIA EXPLICA PORQUE NÃO DEVEMOS SURPREENDER-NOS COM ISTO. AS RECESSÕES SÃO PROVOCADAS POR FALTA DE PROCURA. A PROCURA AGREGADA É MENOR DO QUE A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA ECONOMIA. QUANDO O ESTADO CORTA NA DESPESA, A PROCURA BAIXA AINDA MAIS E O DESEMPREGO AUMENTA.."
SITIGLITZ  "O PREÇO DA AUSTERIDADE".

Sem comentários: