terça-feira, 22 de abril de 2014

HOJE às 13:56
0

PS diz que troika está mais preocupada com divergências entre Passos e Portas

O PS considerou hoje que a ´troika' está mais preocupada com a ausência de consenso entre Passos Coelho e Paulo Portas, do que sobre a falta de acordo político entre o Governo e os socialistas.

Esta posição foi assumida por Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, no final de uma reunião com os representantes da ´troika' (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia), integrada na 12ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) a Portugal.
Interrogado se a ´troika' se mostrou apreensiva com a perspetiva de ausência de acordo político entre o PS e o Governo a curto e médio prazo, designadamente no plano financeiro, Eurico Brilhante Dias disse ter uma interpretação diferente a propósito dessa matéria.
"Quanto à questão fiscal, a ´troika' está é preocupada com o consenso dentro do Governo e não com o PS, porque o primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] diz uma coisa e o vice-primeiro-ministro [Paulo Portas] diz outra. A ministra das Finanças [Maria Luís Albuquerque] fala de uma taxa e o ministro da Economia [Pires de Lima] desmente a taxa. Se quanto à questão fiscal há um problema, esse problema é dentro do Governo", alegou o dirigente socialista.
Eurico Brilhante Dias foi ainda mais longe em defesa da sua tese: "Se a ´troika' está preocupada, é com a relação do dr. Pedro Passos Coelho com o dr. Paulo Portas, e não com o PS".
"Voltaremos a repetir isto tantas vezes quantas forem necessárias: O PS sempre defendeu uma consolidação orçamental sustentável, faz parte de um amplo consenso nacional em torno da sustentabilidade das contas públicas e expressou esse consenso votando o tratado fiscal na Assembleia da República. Esse consenso não será posto em causa pelo PS, mas esperemos que nenhum dos partidos da maioria o faça", comentou, numa nova alusão indireta ao CDS.
Ainda sobre o ponto referente aos consensos políticos em Portugal, o membro do Secretariado Nacional do PS observou que os membros da ´troika' "também leem jornais e veem as televisões".
"Quem tem colocado de forma insistente na agenda a diminuição da sobretaxa em IRS é o senhor vice-primeiro-ministro, porque o primeiro-ministro tem outra opinião. Quanto ao aumento de impostos, a ministra de Estado e das Finanças anunciou mais um (taxas sobre os produtos nocivos para a saúde e sobre a indústria farmacêutica)", apontou a título de exemplo.
Ou seja, de acordo, de acordo com Eurico Dias, "do lado do CDS, há uma tensão em torno dessas taxas".
"Se há divergência em Portugal quanto à questão fiscal, essa divergência, na última semana, não envolve seguramente o PS. É um problema de consenso no seio do Governo", reforçou.
Questionado se a ´troika' deu sinais sobre a forma como Portugal sairá do PAEF em maio próximo, o dirigente socialista desvalorizou essa dúvida e advogou que, independentemente de tudo, "o programa de austeridade vai continuar".
"As datas são instrumentos políticos que têm vindo a ser utilizados, porque até vai haver uma extensão de seis semanas do programa [de assistência financeira]. Em relação àquilo que é sobre a vida das pessoas, o Governo está a comprometer-se com a troika para manter os cortes nos salários e nas pensões", justificou.
Diário Digital/Lusa

PORTAS QUERIA FUGIR MAIS UMA VEZ, MAS PASSOS AMARROU-O CURTO.
VAMOS VER ATÉ QUANDO.

Sem comentários: