terça-feira, 1 de abril de 2014

O BPI anunciou que vendeu metade da dívida que detinha em carteira de Portugal e de Itália, tendo realizado uma menos-valia de 102 milhões de euros com esta operação.

BPI alienou 50% “da posição detida em dívida pública de médio e longo prazo de Portugal e Itália”, revela o banco liderado por Fernando Ulrich em comunicado emitido esta terça-feira para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O BPI vendeu 850 milhões de euros de dívida portuguesa e 487,5 milhões de dívida italiana, adianta a mesma fonte. “No final do ano de 2013, o Banco havia já vendido a totalidade da exposição a dívida pública da Irlanda, no valor de 335 milhões de euros”, acrescenta o comunicado.

A venda das obrigações gerou uma mais-valia de 64 milhões de euros, contudo, “o risco de taxa de juro das obrigações encontrava-se coberto por instrumentos derivados (swaps de taxa de juro) e com a alienação dos títulos concretizou-se simultaneamente o fecho dessa posição de cobertura, que gerou, por si só, perdas de 196 milhões de euros”, explica o comunicado.

No total, o impacto destas operações representa uma menos-valia de “132 milhões de euros antes de impostos e de 102 milhões de euros após impostos”, adianta o BPI.

Após estas operações, o BPI ficou com 850 milhões de euros em dívida portuguesa e 487,5 milhões de euros de dívida italiana, ambas com vencimento em 2019.

AI AGUENTA, AGUENTA

E O NEGOCIO DA BANCA NÃO É EMPRESTAR A EMPRESAS?
QUANDO SE JOGA EM DERIVADOS E SWAPS PODE DAR PARA O TORTO.
O LUCRO FÁCIL NEM SEMPRE RESULTA. 

Sem comentários: