terça-feira, 8 de abril de 2014


Política

08/04/14 09:04

Ex-conselheiro de Barroso acusa-o de aliança com Merkel contra devedores

ECONÓMICO
Phillipe Legrain foi conselheiro do presidente da Comissão Europeia. Diz ao Financial Times que instituições europeias escolheram alinhar-se com credores para impor as suas vontades aos devedores.
Ex-conselheiro de Barroso acusa-o de aliança com Merkel contra devedores
"Em vez de se manter à margem, [a Comissão] escolheu estrategicamente alinhar-se com a Alemanha", começou por dizer o antigo conselheiro de Durão Barroso ao jornal britânico, acrescentando que esta posição acabou por acentuar as divisões no euro da União.
"A União Europeia está agora dividida entre os credores e os devedores e as instituições europeias tornaram-se num instrumento para os países credores imporem as suas vontades aos países devedores", acrescenta. 
Legrain, que dirigiu o think tank da Comissão durante três anos até sair no mês passado, critica ainda o enfraquecimento político no seio da comissão. "Esteve muito bem [em aumentar a sua influência] no sentido técnico. Mas no sentido político está mais fraca que nunca", frisa o antigo responsável. "Tem sido um seguidor da crise em vez de um líder", argumentou.
Na resposta, o porta-voz da Comissão, Simon O'Connor disse: "Estas declarações reflectem a opinião de um antigo membro do staff, que infelizmente optou por não contribuir com alguma coisa útil ou uma ideia prática para a resposta a crise"

BARROSO VAI SAIR PELA PORTA PEQUENA.
FEZ UM TRABALHO VERGONHOSO.

Sem comentários: