segunda-feira, 5 de maio de 2014

AJUDA EXTERNA

PS exige conhecer carta com troika até eleições

por Miguel MarujoHoje28 comentários
Socialistas querem que o Governo esclareça "pelo menos até 25 de maio", "com total transparência", as condições que está a negociar após o fim do Programa de Assistência Económica e Financeira.
O Governo deve explicar aos portugueses "quais são as condições detalhadas que acordou ou está a acordar com o FMI e a troika", defendeu esta segunda-feira o secretário Nacional do PS, Eurico Brilhante Dias, numa conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa.
Eurico Dias notou que "às 20 horas [de domingo] o senhor primeiro-ministro comunicou o modelo de saída do programa", e que "20 minutos depois dessa comunicação" jornais online davam conta da exigência do FMI ao Governo de um "minimemorando". Outros "20 minutos" depois, o FMI recuava nessa ideia e era revelado que a o Executivo teria de assinar uma carta de intenções, como a Irlanda.
"Os portugueses não sabem quais as condições de saída, nem as condições detalhadas que o Governo está a discutir com o FMI, nem o mandato dado pelo Conselho de Ministros à ministra de Estado e das Finanças", para a discussão do referido documento.
Por tudo isto, os socialistas querem conhecer o teor da carta de intenções até às eleições europeias. "Se não até dia 17 de maio", o dia em que Portugal sai do PAEF, como foi anunciado pelo primeiro-ministro, considerou Eurico Dias, "pelo menos até 25 deste mês, o Governo tem de mostrar a agenda escondida. Pede-se ao Governo que diga com clareza, com total transparência, quais são as condições detalhadas de saída que está a acordar com a troika, defendeu o secretário nacional.
Eurico Dias revelou que o PS só "soube da carta de intenções e minimemorando pelos jornais, depois do primeiro-ministro ter feito a comunicação". "Isto diz bem do espaço que existe ou devia existir para uma discussão séria de compromisso deste Governo"
QUANDO SERÁ QUE PR EXIGIRÁ
 AO 1º. MINISTRO QUE DIGA TODA A VERDADE.

Sem comentários: