terça-feira, 20 de maio de 2014

Economia/Política

13:40


Merkel diz estar já a preparar nova Comissão Europeia

PEDRO DUARTE
A chanceler alemã revelou hoje que o governo de ‘Grande Coligação' de Berlim já está a negociar o próximo Executivo europeu, sem contar com o resultado das eleições de domingo.
Merkel diz estar já a preparar nova Comissão Europeia
"O meu partido [os conservadores da CDU] e os sociais-democratas [que estão coligados com a CDU para formar governo] vai apresentar uma proposta consensual para a formação da nova Comissão Europeia", afirmou hoje a chanceler alemã, em entrevista ao jornal ‘Leipziger Volkszeitung'.
Com estas declarações, Angela Merkel deixa a entender que as eleições europeias de domingo não passarão de uma mera formalidade para determinar quem irá ocupar assentos no hemiciclo de Bruxelas, já que não terão qualquer impacto na formação da próxima Comissão Europeia.
Até agora, os partidos políticos europeus têm insistido que o previsto no Tratado de Lisboa - que o nome do presidente da Comissão Europeia ‘levará em conta' os resultados eleitorais - irá ser respeitado, que o voto dos europeus tem significado e que pressionarão os Executivos dos Estados-membros para que o próximo líder do Executivo europeu seja o candidato do partido mais votado: o luxemburguês Jean-Claude Juncker pelo o Partido Popular Europeu, o alemão Martin Schulz pelos Socialistas Europeus, o belga Guy Verhofstadt pelos Liberais e o grego Alexis Tspiras pela Esquerda Europeia.
Mas Merkel tem outras ideias: na entrevista, a chanceler repetiu novamente que não há razão alguma para que haja um "automatismo" entre os resultados das eleições europeias e a proposta que os líderes dos Estados-membros vão acabar por apresentar para quem irá ser o novo presidente da Comissão Europeia.
Merkel recordou que a formação do seu próprio Executivo de coligação "foi precedida por longas negociações até conseguirmos um acordo entre conservadores e sociais-democratas", pelo que está segura que "também conseguiremos chegar a um acordo para a composição da próxima Comissão Europeia", tendo adiantado que esta também será criada nos moldes de uma ‘grande coligação' decidida entre todos os partidos.
Merkel disse esperar mesmo chegar - devido a questões "pessoais" - a um acordo "relativamente fácil" com os sociais-democratas sobre a nomeação dos novos comissários europeus, e também sobre os principais assuntos a tratar pelo novo Executivo de Bruxelas.
ESTA SENHORA ENDOIDECEU.
MARTIN SHULTZ SERÁ O SEU PREFERIDO PORQUE É MELHOR CANDIDATO EMBORA SEJA SOCIALISTA.
MAS DESVALORIZAR AS ELEIÇÕES EUROPEIAS NÃO É CORRETO.
A SENHORA JÁ SE JULGA DONA DA EUROPA? ESTAMOS A REGRESSAR AO PRINCIPIO DO SÉCULO XX QUE DEU O QUE DEU?
OS NEOLIBERAIS VÃO TER UMA GRANDE DERROTA PORQUE O POVO NÃO QUER MAIS AUSTERIDADE.

Sem comentários: