segunda-feira, 19 de maio de 2014

Na UE, a taxa de emprego cresceu entre 2002 e 2008 e, depois, corrigiu até 2013. Doze países seguiram a tendência. A Alemanha nem por isso: o emprego esteve sempre a crescer. Portugal registou o comportamento contrário.
Portugal é o único país da União Europeia que, ao longo da última década, registou uma descida consistente da taxa de emprego. De uma percentagem de 74,1% empregada em 2002, o país registou uma queda da taxa até 73,1% em 2008, já a sentir os efeitos da crise financeira global, até chegar aos 65,6% no ano passado.

Esta é uma tendência isolada na União Europeia no que diz respeito à proporção de população empregada entre os 20 e 64 anos. O gabinete de estatísticas europeu, Eurostat, analisou a taxa de emprego das 28 nações do espaço comunitário e dividiu-as em cinco grupos, consoante a respectiva evolução.

Portugal, que em 2002 até tinha a quinta taxa de emprego mais elevada da região, tem um grupo só para si: "Em Portugal, houve uma queda quase contínua desde o início do período". Em mais nenhum outro país isso aconteceu. O ponto de partida foi elevado mas, neste momento, encontra-se na metade da tabela com taxas mais baixas. Uma evolução que veio acompanhada de um aumento da taxa de desemprego (chegou aos 16,3% no ano passado), nomeadamente nos últimos anos de intervenção externa no país, que obrigou à implementação de medidas de austeridade com forte impacto no emprego.

A MENTIRA TEM PERNA CURTA SENHOR PRIMEIRO MINISTRO.
ESTES 3 ANOS SÃO A MAIOR DESGRAÇA DO PAIS E DOS PORTUGUESES.
NO DIA 25 LEVA A RESPOSTA PORQUE OS PORTUGUESES ESTÃO FARTOS DESTE GOVERNO E DE TANTA ALDRABICE.

Sem comentários: