sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os juros da dívida pública portuguesa estão a subir em todos os prazos, acompanhando a tendência registada pelos juros da dívida italiana e espanhola. Esta evolução tem lugar no dia em que a Standard and Poor’s reviu em alta o "outlook" da dívida de Portugal de "negativo" para "estável".
Os juros da dívida pública portuguesa estão a subir em todos os prazos no mercado secundário. A dois anos, as taxas de juro exigidas pelos investidores para trocarem dívida entre si avançam 5,9 pontos base para 1,106%, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg. A cinco anos, a subida é de 9,6 pontos base para 2,370% e a dez anos, as "yields" sobem 7 pontos base para 3,530%.

O risco de Portugal, que é calculado através da diferença entre a taxa que os investidores exigem para transaccionarem dívida a dez anos de Portugal e da Alemanha  país que é visto como sendo o mais seguro mas que oferece um retorno menor – está também a subir, situando-se nos 207,9 pontos base.

Esta tendência de subida estende-se também a países como a Espanha e a Itália. No caso da dívida espanhola, as "yields" avançam ligeiramente em todos os prazos. A dois anos, a taxa de juro cresce 2,1 pontos base para 0,718%, a cinco anos os juros somam 2,2 pontos base para 1,586% e a dez anos, a subida é de 2,7 pontos base para 2,911%.

No caso de Itália, o sentimento é o mesmo. A dois, a taxa de juro que os investidores estão a exigir para trocar dívida entre si avança 3,9 pontos base para 0,777%, a cinco anos, o crescimento é 3,2 pontos base para 1,672%. E a dez anos, a taxa de juro avança 2,7 pontos base para 2,947%.

Por outro lado, a contrariar esta tendência estão os juros da Irlanda que seguem em queda ligeira em todas as maturidades. Assim, a dois anos, as "yields" cedem 0,8 pontos base para 0,436%, a cinco anos os juros perdem de 1,5 pontos base para 1,035% e a dez anos, as taxas de juro descem 2,3 pontos base para 2,656%.

A evolução das taxas de juro de Portugal tem lugar num dia em que a agência de "rating" Standard and Poor’s (S&P) subiu a perspectiva de Portugal para estável. A agência manteve, tal como era esperado, o "rating" de Portugal em "BB" (segundo nível de "lixo").

A agência diz que o desempenho económico e orçamental de Portugal superou as expectativas. Sublinha também que o PIB do País deverá crescer em média 1,4% durante 2014 e 2015.

Sem comentários: