sexta-feira, 11 de julho de 2014

Daniel Bessa
Daniel BessaFotografia © Rui Oliveira - Global Imagens
O economista e ex-ministro da Economia Daniel Bessa afirmou no Porto que "o responsável número um da nossa desgraça é um banqueiro central", cujo nome, porém, omitiu.
"O engenheiro Sócrates é muito responsabilizado, e não há ninguém que o responsabilize mais do que eu, mas eu vejo-o como aquele egípcio que tomou os comandos do Boeing que se precipitou sobre as Torres Gémeas", continuou Daniel Bessa.
O economista, que fez parte de um governo do primeiro-ministro socialista António Guterres, falava no jantar-debate promovido pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI), que teve como orador convidado o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. 
Daniel Bessa disse que "já o Boeing ia a caminho das Torres Gémeas e ele (José Sócrates), no cumprimento de um guião qualquer, sentou-se ao comando, acelerou quanto pôde e, connosco lá dentro, enfiou-se contra as Tores Gémeas". 
"É um destino, não tem nada de mal, cada um cumpre a sua função na vida e portanto ficará para a história por isso. Mas essa não é a responsabilidade maior. A responsabilidade maior é do mentor, não é do executante, e o mentor esteva no Banco de Portugal", prosseguiu Daniel Bessa, fazendo rir a assistência. 
Segundo concluiu o economista, o mentor "disse que a partir da entrada no Euro, uma pequena economia aberta e financeiramente integrada, no regime de moeda única, não tem restrições financeiras. Endividar até sempre". 
Bessa referiu-se antes a Carlos Costa como sendo "um banqueiro central atípico, que pensa nas questões da economia, do desenvolvimento e do futuro", referindo que o governador do Banco de Portugal "deu a entender" na sua conferência que "isto com consumo não é sustentável". 
"O caminho, é exportar, exportar, exportar", frisou 

EXPORTAR, EXPORTAR, EXPORTAR PARA ONDE? QUEM COMPRA? O QUE TEMOS PARA VENDER?
"TERRORISTA" SERÁ ESTE SENHOR QUE ULTIMAMENTE SE DEDICA A INSULTAR OS OUTROS E NUNCA EXPLICOU PORQUE FUGIU DE MINISTRO DA ECONOMIA.
PORQUE TEVE MEDO DE ATACAR O AMIGO QUE CONVIDOU PARA A PALESTRA, ACUSA O AUSENTE QUE NÃO SE PODE DEFENDER.
COMO ANDOU SEMPRE ENCOSTADO AO ESTADO DEVE ESTAR COM MEDO QUE O CACAU LHE FUJA DAS MÃOS.
QUAIS SÃO AS PROPOSTAS QUE APRESENTA COMO ECONOMISTA?
PAPAGAIOS COMO ESTE HÁ POR AÍ MUITOS.
EM CADA PROJETO QUE SE METE DESAPARECE SEM DEIXAR RASTO.


Sem comentários: