quinta-feira, 17 de julho de 2014

Economia/Política

14:57

Seguro pede "esclarecimento cabal" sobre situação do BES

ECONÓMICO
Seguro pede
Menos de uma semana depois de ter saído da reunião com Carlos Costa garantindo que estava menos preocupado com o BES, o secretário-geral do PS pediu hoje um "esclarecimento cabal" da situação do banco.
António José Seguro exigiu hoje que o Banco de Portugal e a CMVM venham dar "explicações públicas" sobre aquilo que está a acontecer no BES para "evitar o contágio".
António José Seguro foi questionado pelos jornalistas sobre a situação do BES, reiterando que "não pode haver mais surpresas no sistema bancário nacional como houve com o BPN e com o BPP" e que "não podem ser os portugueses a ser aqueles que vão desembolsar mais dinheiro para cobrir prejuízos do sector privado".
"É preciso haver um esclarecimento cabal da situação para que não exista este efeito contágio porque neste momento o nosso país está outra vez sob observação dos mercados financeiros, sob observação externa, depois dos sacrifícios enormes que os portugueses fizeram. Tem que haver esclarecimento, tem que haver transparência, tem que haver verdade", pediu.
Apesar do Banco de Portugal ter vindo a público por várias vezes na última semana, garantir a solidez do BES e de ainda terça-feira Carlos Costa ter que existem interessados num eventual reforço de capital do banco, o líder socialista continua com dúvidas. Seguro defende que este esclarecimento tem que vir "das instituições que são responsáveis pela supervisão e pela regulação", considerando que "é muito importante que o Banco de Portugal e a CMVM venham dar explicações públicas e venham esclarecer esta situação".
"É necessário que o país saiba como é que se chegou a esta situação. O que é que está a acontecer e o que é que aconteceu durante os últimos anos para se chegar a esta situação", enfatizou. Seguro manifestou-se muito preocupado quando há agências que "estão a diminuir o 'rating' de outras empresas", sublinhando "um efeito contágio, designadamente com a Portugal Telecom".
"Eu disse que os esclarecimentos que o governador do Banco de Portugal me deu diminuíram as minhas preocupações no que diz respeito ao BES. Como sabe o BES é um banco. Mas há outros bancos, há o Grupo Espírito Santo, há relacionamentos a outros financeiros do nosso país", justificou.
As acções do BES seguem a desvalorizar 6,37% para 0,4270 euros.
EM QUE FICAMOS DR SEGURO? NO ZIG OU NO ZAG?
HÁ UMA SEMANA PEDIU UMA AUDIÊNCIA A QUEM NÃO DEVIA E SAIU DESCANSADO. HOJE QUER MAIS ESCLARECIMENTOS?
LEIA O WAAL STREET JUORNAL E TALVEZ PERCEBA.

Sem comentários: