quinta-feira, 17 de julho de 2014

Wall Street Journal diz que reguladores falharam no caso Espírito Santo

O jornal norte-americano refere que já havia sinais no final de 2012 que deveriam ter levado os reguladores portugueses a agir. A troika também nada detetou.
 Última atualização há 25 minutos
Um relatório de 2012 da ES Liquidez, uma unidade do Espírito Santo International,  já continha avisos de que o conglomerado financeiro estava a tornar-se excessivamente dependente da emissão de dívida através de entidades afiliadas, incluindo o referido Fundo e o próprio Banco Espírito Santo (BES).
Os alertas baseavam-se numa opinião da auditora KPMG datada de setembro de 2012 e repetida em dezembro do mesmo ano, refere hoje o jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ) .
Um acionista importante, não identificado, do BES disse ao WSJ que "os reguladores falharam completamente". O economista Antonio García Pascal, ouvido pelo jornal, estendeu a crítica à própria troika que controlou o processo de ajustamento desde maio de 2011: "Com Portugal sujeito a um programa de três anos da troika até há dois meses atrás, os investidores interrogam-se como é que isso não foi detetado e tratado mais cedo". E acrescenta: "Este evento lança algumas dúvidas entre os investidores sobre outros problemas latentes no sistema"
A SENHORA MINISTRA FOI HOJE AO PARLAMENTO E DISSE NADA. FALA, FALA, FALA E...
O SISTEMA FINANCEIRO VAI TRAZER GRANDES SURPRESAS.

Sem comentários: