terça-feira, 5 de agosto de 2014

PEDRO TADEU

As autoridades mentem no caso BES? Porquê?

por PEDRO TADEUHoje
Um dia o banqueiro J.P. Morgan chamou a casa os banqueiros mais ricos dos Estados Unidos da América e disse-lhes mais ou menos isto: "Se não nos organizamos de forma a tirar os bancos de Nova Iorque da falência, vamos todos ao fundo." Essa coligação extraordinária meteu os milhões necessários para resolver a crise conhecida como "Pânico de 1907".
J.P. Morgan fez saber, no entanto, que aquela seria a última vez que poderiam contar com ele. A Reserva Federal dos EUA foi então criada, entre outras coisas, para servir de seguro de último recurso aos bancos em dificuldade. Os grandes banqueiros não seriam jamais chamados a resolver, sozinhos, os sobressaltos sistémicos do negócio.
Quando domingo passado ouvi Carlos Costa dizer que os capitais do Novo Banco que substitui o BES "não incluem fundos públicos", vêm do Fundo de Resolução que "resultava das contribuições iniciais e periódicas das instituições financeiras e das receitas provenientes da contribuição que incide sobre o setor bancário", imaginei que estava perante uma operação semelhante à de J.P. Morgan no princípio do século passado: a banca organizava-se para se salvar. Era bonito... Mas a frase seguinte do governador do Banco de Portugal tirou-me as cândidas ilusões: "O Fundo teve de contrair um empréstimo temporário junto do Estado português."
Os bancos portugueses, afinal, entram com um duodécimo (repito, um duodécimo) do valor necessário para salvar o BES "bom" e, possivelmente, todo o sistema financeiro português: uns ridículos 380 milhões de euros. O resto dos 4900 milhões vêm do Estado através do tal "empréstimo temporário"(haverá empréstimos não temporários?!) que o contribuinte paga, direta ou indiretamente, à troika. Digamos antes que é uma "nacionalização temporária".
Quando ouvi Carlos Costa dizer que esta operação "não terá qualquer custo para o erário público, nem para os contribuintes", ouvi uma falsidade, pois ninguém pode, neste momento, assegurar esse saldo final. Há, só, essa esperança...
AINDA HÁ JORNALISTAS, POUCOS, QUE TÊM CORAGEM PARA ESCLARECER O POVO PORTUGUES E FAZEM PERGUNTAS SÉRIAS.
OUTROS HÁ QUE SE PRESTAM A PAPEIS DE BRANQUEAMENTO COMO JOSÉ GOMES FERREIRA NA SICN.
PODEM FAZER COMO O "TIDE" QUE LAVA MAIS BRANCO, MAS A VERDADE VEM SEMPRE AO DE CIMA E ALGUÉM DESTA VEZ VAI TER DE EXPLICAR O QUE ANDOU A FAZER ESTE TEMPO TODO.
HOUVE OU NÃO INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA?
ESTEVE OU NÃO SENHOR 1º. MINISTRO REUNIDO NO ALENTEJO COM ALGUÉM DA ALTA FINANÇA?
PORQUE VENDEU O GOLDMAN SACHS AS SUAS PARTICIPAÇÕES DOIS DIAS ANTES?
PORQUE RETIROU A PT OS MILHÕES EM DEPOSITO?
A COMISSÃO EUROPEIA FOI RÁPIDA A FAZER UM COMUNICADO APOIANDO O GOVERNO E O BP, PORQUÊ?
O BCE COMO INTERFERIU NISTO TUDO?
A REGULAÇÃO FALHOU ROTUDAMENTE AO PERMITIR O AUMENTO DE CAPITAL E NÃO DESTITUIR A ADMINISTRAÇÃO EM FINAIS DE 2013.
NÃO BRINQUEM MAIS COM OS PORTUGUESES.
O RESGATE A PORTUGAL E ESTER 3 ANOS DE SACRIFICIOS SÓ SERVIRAM PARA SALVAR A BANCA E O SETOR FIANCEIRO.
ESTE GOVERNADOR SE NÃO SE DEMITIR TEM DE SER DEMITIDO.
O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA DEVE UMA EXPLICAÇÃO AOS PORTUGUESES.
O GOVERNO CONTINUAR A ALDRABAR OS PORTUGUESES PORQUÊ? 

Ler Artigo Completo(Pág.1/2)Página seguinte

Sem comentários: