quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Jornal norte-americano dedica editorial ao resgate do Banco Espírito Santo (BES).
O caso BES continua nos holofotes da imprensa internacional. Ontem encabeçou o editorial do Financial Times e hoje merece igual tratamento no New York Times.
No artigo intitulado "O desastre bancário português", o jornal norte-americano apresenta o BES como um exemplo da "forma caótica com que os responsáveis europeus têm reparado o seu problemático sistema bancário".

Os responsáveis editoriais do NY Times vêem o resgate ao BES como "um falhanço da regulação". Mas também apontam o dedo à troika.

"Isto não é apenas um falhanço das autoridades portuguesas, que tinham a responsabilidade primeira de supervisionar o banco. A Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional partilham parte da culpa porque estiveram intimamente envolvidos na economia e no sistema financeiro português nos últimos três anos", refere o jornal, citando uma declaração da "troika" de Maio que atesta a capitalização da banca portuguesa.

O jornal aproveita ainda o caso BES para lançar os testes de stress que o BCE vai realizar em Outubro e que "não podem ser um exercício pro forma" porque "a economia europeia não vai recuperar até o sistema financeiro estar verdadeiramente saudável".
 ALGU´


Sem comentários: