quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Costa encosta governo à berma pela gestão dos transportes

por Sérgio PiresHoje
Costa encosta governo à berma pela gestão dos transportes
Fotografia © Rui Oliveira / Global Imagens
António Costa e Rui Moreira apresentam "proposta ganhadora", que cobre a melhor oferta dos privados, para manterem nas autarquias a concessão do metro e autocarros
Depois de na última semana o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, ter anunciado que seria lançado esta semana o concurso para a concessão da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e do Metro do Porto, enquanto em Lisboa o processo com a Carris e o metropolitano deveria avançar "no final de outubro ou no início de novembro", os presidentes das duas principais autarquias do país tomaram ontem uma posição conjunta em que reclamam que a gestão seja feita pelos municípios e não por privados.
Costa foi ao Porto para, com o apoio de Rui Moreira, encostar o governo à berma e divulgar uma proposta, afinada ao longo da tarde numa reunião entre as duas delegações técnicas municipais, em que ambos os executivos estão dispostos a cobrir qualquer que seja a oferta feita pelos privados, retirando ao governo os argumentos financeiros para que a concessão não seja feita às autarquias.
"O Estado tem toda a liberdade de dizer que não quer continuar a gerir os transportes públicos das duas cidades e a suportar a totalidade dos custos. Agora, temos uma oferta que só pode ser ganhadora porque estamos dispostos a fazer o negócio nas mesmas condições em que este seria feito com qualquer privado, oferecendo ainda as sinergias com a gestão da via pública, do estacionamento e da publicidade exterior, que é algo que só nós podemos fazer...", disse o presidente da Câmara de Lisboa e futuro candidato a primeiro-ministro, defendendo a descentralização da gestão em ambos os casos, embora considerando as situações diferentes nos dois territórios.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DAS PPPS VAI FAZER OU TENTAR TUDO PARA QUE SEJAM OS PRIVADOS A GANHAR. ESPERO QUE DESTA VEZ SE SAIA MAL.
É UM HABILIDOSO.

Sem comentários: