quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, vai integrar membros da linha do secretário-geral cessante, António José Seguro, nas listas para as comissões Política e Nacional do PS e na bancada parlamentar.

Esta solução política foi avançada à agência Lusa por fonte próxima do autarca de Lisboa e surgiu na sequência de uma reunião realizada na quarta-feira ao final da tarde entre António Costa e o membro da direção cessante Álvaro Beleza.
"Tal como na direção do Grupo Parlamentar do PS, também na Comissão Política e na Comissão Nacional será respeitado o peso dos seguristas", salientou a mesma fonte ligada a António Costa.
"Sarar feridas é a minha profissão há 30 anos. É preciso fortalecer o PS", declarou Beleza - médico de profissão - à Lusa.
Nas eleições primárias de domingo, a candidatura de António José Seguro obteve cerca de 32 por cento de votos e, na sequência da reunião entre Costa e Beleza, ficou estabelecido que esta corrente terá então um peso de cerca de um terço nos órgãos nacionais do PS.
Em relação à bancada socialista, os "seguristas" também terão um terço da direção da bancada, embora seja salientado que cabe ao novo líder parlamentar socialista, Ferro Rodrigues, "escolher livremente os nomes da sua equipa".
Na reunião entre o presidente da Câmara de Lisboa e Álvaro Beleza ficaram ainda estabelecidos alguns princípios orientadores ao nível programático.
Assim, dentro em breve haverá uma reunião entre representantes do documento de António Costa, "Agenda para a Década", com membros do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP) e da Convenção Novo Rumo, visando identificar pontos programáticos em comum.
A partir desses pontos programáticos comuns, será apresentada uma moção de estratégia ao próximo congresso nacional do PS.
Na frente parlamentar, esta tarde, Ferro Rodrigues apresentará a sua lista para a direção da bancada do PS, que será votada pelos deputados socialistas na sexta-feira.

Sem comentários: