quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Thomas Piketty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas Piketty
Piketty apresentando seu livro "O capital no século 21" na livraria da Universidade de Harvard em 18 de abril de 2014
Nascimento7 de Maio de 1971
Clichy
NacionalidadeFrança Francês
OcupaçãoEconomista
PrêmiosPrêmio Yrjö Jahnsson (2013)
Prêmio de melhor jovem economista da França (2002)
Magnum opusO capital no século 21
Página oficial
http://piketty.pse.ens.fr/en/
Thomas Piketty (pronúncia francesa [tɔma pikɛti]pronúncia portuguesa [tomá piqueti]; Clichy7 de Maio de 1971) é um economista francês que se tornou figura de destaque no meio acadêmico internacional com seu livro "O capital no século 21" (2013), no qual defende, através da análise de dados estatísticos, que ocapitalismo possui uma tendência inata de concentração de riqueza nas mãos de poucos. Segundo Piketty, tal tendência é uma ameaça à democracia e deve ser combatida através da taxação de fortunas.1

Biografia[editar | editar código-fonte]

Piketty nasceu em Clichy, na França, em 7 de maio de 1971. Aos 18 anos, entrou na Escola Normal Superior de Paris, onde estudou matemática e economia. Com 22 anos, conquistou o doutorado em filosofia com uma tese sobre redistribuição de riqueza redigida na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e naEscola de Londres de Economia sob a orientação de Roger Guesnerie. Em seguida, Piketty ensinou como professor-assistente no Instituto de Tecnologia de Massachusetts de 1993 a 1995. Em 1995, tornou-se pesquisador do Centro Nacional da Pesquisa Científica.
Em 2000, tornou-se diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Em 2002, ganhou o prêmio de "melhor jovem economista na França". Em 2006, ajudou a criar e tornou-se o primeiro diretor da Escola de Economia de Paris. Alguns meses depois, deixou o cargo para se tornar assessor econômico deSégolène Royal, do Partido Socialista (França), na campanha presidencial de 2007. Em 2013, ganhou o prêmio Yrjö Jahnsson, que premia economistas com menos de 45 anos que tenham dado contribuição significativa à pesquisa econômica pura e aplicada na Europa.

Sem comentários: