sexta-feira, 21 de novembro de 2014



Couto dos Santos: Proposta nasceu de "entendimento entre muitos deputados"

MARTA MOITINHO OLIVEIRA E INÊS DAVID BASTOS


Couto dos Santos: Proposta nasceu de

Um dos autores da proposta que repunha as subvenções a ex-políticos explica ao Económico como surgiu a ideia. Couto dos Santos garante que o processo começou "há meses".
A ideia de repor as subvenções a ex-titulares de cargos políticos estava a ser preparada "há meses" e resultou de um "entendimento entre muitos deputados" que defendiam que a suspensão do pagamento das subvenções tinha problemas de inconstitucionalidade, afirma o deputado do PSD e autor da proposta, António Couto dos Santos, ao Económico.
Entre os parlamentares que se movimentaram nesse sentido estiveram os deputados do PSD Guilherme Silva, Mota Amaral, Pedro Pinto e Hugo Velosa, apurou o Económico junto de uma fonte parlamentar.
A reposição das subvenções votada ontem na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças foi hoje a plenário, tendo sido retirada pelos dois deputados proponentes: António Couto dos Santos, do PSD, e José Lello, do PS.
Ao Económico, Couto dos Santos relata a sua versão dos factos. Revela que o grupo de deputados apoiante da proposta entendia que a questão devia ser submetida à avaliação do Tribunal Constitucional, o que exige pelo menos 23 parlamentares. Acabaram contudo por considerar que podiam mudar o regime entregando uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2015, um entendimento que "se verifica há meses", conta o deputado do PSD.
Couto dos Santos e José Lello foram escolhidos como autores da proposta por serem membros do Conselho de Administração da Assembleia da República e, por isso, terem "uma maior representatividade", justifica o deputado, acrescentando que nem acompanhou o processo.
E o que fez cair a proposta de ontem para hoje? "Ponderámos alguns elementos e, analisada a confusão geral", a opção foi a de retirar a proposta perante o descontentamento entre os deputados e a opinião pública.
ISTO PARECE UMA BRINCADEIRA DE MIUDOS MAS NÃO É. SENÃO VEJAMOS:
-Francisco Assis vem dizer publicamente a uma semana do con gresso do PS que deve haver coligação com a direita e o PSD;
-Couto dos Santos (agora presidente da FOmentiveste a substituir Angelo Correia) faz a proposta e leva José Lelo a assinar. Dois deputados e dois membros do Conselho de  Administração da  AR;
-As subvenções são pagas pela CGA; 
- em 2005 o governo extinguiu os direitos dos politicos às subvenções e subsidios de reintegração, sem efeitos retroativos;
- Passos Coelho suspendeu as subvenções que estavam a ser pagas a 3o8 deputados se não estou em erro;
- A suspensão só abrangia que recebesse mais de dois mil euros ou que provasse que não tinha outros meios de rendimento;
- A proposta nasceu no seio do PSD. Porque será que alguém do PS a subscreveu? O Grupo Parlamentar foi informado? E Antonio Costa?
- Passos e Costa deram consentimento?
- Até ao dia do Congresso vão surgir muitas notícias para encravar Costa e o PS e ontem já começou com a visita à Camara de Lisboa a um funcionário sobre os vistos GOLD. Coincidências?;
- Trichet o neoliberal do BCE, veio a Portugal e visitou Passos Coelho e Maria Luis Albuquerque tecendo rasgados elogios. Em representação da TRILATERAL não está nada mau
- Será que Balsemão vai convidar alguém daquele grupo - Clube de BILDERBERG (CONHECIDO PELO CLUBE DOS PODEROSOS)  onde foram Portas e Seguro?
- O OE está em aprovação na especialidade. Mas quase não se fala nisso;
- É preciso estar bem acordado porque isto promete.
- Miguel Macedo ocupou hoje o lugar de deputado;
- António Costa deixou ontem a Quadratura do Circulo;
- António Vitorino defende coligação à direita;
- O PSD reuniu as tropas com Marco Antonio Costa a assumir o comando dos ataques e do desgaste a António Costa e ao PS;
Que ninguém tenha ilusões: vão ser 10 meses de grande combate. Que nenhum socialista se deixe arrastar pelas canções da direita que desgraçou o Pais e da conivência do senhor Presidente da Republica que não cumpre os seus deveres constitucionais. Da extrema esquerda e dos novos partidos já se viu ao que se pode esperar: ocupação de lugares e marcar o terreno.
Ou será desta vez que o PS se assume como partido de esquerda socialista e democrática e rompe com esta política neoliberal ou teremos um caminho rumo à destruição e ao enfraquecimento da DEMOCRACIA como acontece por todo o Mundo. Basta olhar para a Europa e para a Espanha, grécia, Italia, Holanda, Chipre, e as tentações hegemónicas da Alemanha que mais uma vez parece querer mandar sózinha. 
Pelo que começo a ver e ouvir estão do dentro do PS os inimigos do Socialismo Democratico e da mudança. São poucos mas bem colocados e têm audição publica à direita. Há inimigos e adversários. É preciso conhece-los. Com arranjos e consensos não vamos lá.
PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA. É TEMPO DE AGIR E DE LUTAR POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E SOLIDÁRIA E POR POLITICOS COM ÉTICA E COM VERGONHA.
se assim não for Portugal e a Europa vão afundar-se e o POVO calado com medo que o desgracem ainda mais. 
NOS PRÓXIMOS ANOS NÃO HAVERÁ OUTRA OPORTUNIDADE COMO ESTA.

1 comentário:

rdacunha disse...

Estou estupefacto com a estória dos subsídios. O PS não tem um líder parlamentar? E ele deixou passar esta merda, que outro nome não pode ter, ou foi à sorrelfa? Uma vergonha, que não beneficia em nada o PS.