quinta-feira, 27 de novembro de 2014


Sócrates: e se ele for inocente?

A presunção da inocência é já um cliché nos media nacionais. Mas, agora, quem a usa está destinado ao apedrejamento público
Texto de Nelson Nunes • 27/11/2014 - 12:03
Aviso: este artigo não é sobre o Sócrates. É sobre nós. É sobre nós, jornalistas, é sobre nós enquanto público ávido de mais e mais notícias e, acima de tudo, é sobre nós enquanto gente.

Não se fala noutra coisa. Sócrates para aqui, Sócrates para ali. Não deixa de ser espantosa a forma como, ao fim de três anos sem o ter num Governo, e ao cabo de quase dez anos de escrutínio, se encontrou uma maneira de o atirar para o xilindró. E não deixa de ser espantoso o impacto que o indivíduo continua a ter no panorama mediático. Goste-se ou não da pessoa, estamos perante um animal (político e não só) gigantesco, talvez o maior desde 74. Suspiramos de alívio e sentimos o doce sabor da esperança, que afinal o sistema até funciona e seremos sempre capazes de julgar os adeptos da falcatrua. Ainda assim, há comportamentos sobre os quais precisamos de reflectir.

A presunção da inocência é já um cliché nos media nacionais. Mas, agora, quem a usa está destinado ao apedrejamento público. O presente artigo não será excepção: aposto um almoço em como haverá gente a dizer que o autor deste texto é um socrático encapotado ou que é um joguete às mãos da máquina socialista. Não sou, garanto-vos. Não deixa, contudo, de ser interessante ouvir dizer que houve explosões de emoção em redacções após o anúncio da detenção do trafulha, ao mesmo tempo que as redes sociais rebentaram numa euforia incontida por um inimigo de há muito.

A crença acima de tudo
Todo este caso me faz crer que somos seres profundamente religiosos. Colocamos a crença acima de tudo, fazendo com que seja ela a conferir-nos explicações para qualquer coisa que se nos coloque defronte dos olhos. Os factos pouco importam, assim parece. Acreditamos no que nos convém, em especial se não tivermos forma de o provar. Por agora está tudo tranquilo: aparentemente, o homem andou metido em maroscas das grandes, e portanto estamos todos surpreendidos e satisfeitos com a actuação da Justiça (o que, diria eu, é quase inédito na História da democracia portuguesa).

Mas agora imagine-se este cenário: o ex-primeiro ministro, afinal, vai-se a ver, foi metido num cambalacho para prejudicar directamente o partido da oposição, que até já anda moribundo há uma carrada de tempo, e os homens do Governo arrecadam o título de campeões nacionais para mais quatro anos de bolas enfiadas nas redes do povo. Imagine-se só isto como verdade, por um instante. Que atitude seria a nossa? Não sou particular adepto das artes divinatórias, muito menos do tarot, mas creio eu depressa se levantariam as vozes populares: aquilo foi tudo um esquema dos amigos do Sócrates para o safar das tramóias que andou a fazer à gente, estes políticos safam-se sempre e, afinal de contas, a Justiça não vale nada. Esta dualidade de critérios é, no mínimo, assustadora.

Nunca tive nada contra o tipo e também nunca tive grande coisa a favor. Hoje, estou um bocadinho contente porque a Justiça mostra, pelo menos, não ter medo dos poderosos. Mas a satisfação fica por aí. As pulsões cardíacas não podem sobrepor-se aos valores morais. Prove-se a culpa e batam-se palmas. Prove-se a inocência e confie-se na Justiça. Com a mesma consciência tranquila, sem as dualidades popularuchas. No meio desta tempestade de Sócrates, Sócrates, Sócrates, sobra a pergunta: o real é o que vemos ou, afinal, o que tanto queremos ver?

BATEREM-SE PALMAS NAS REDAÇÕES!
FIZERAM-SE ENTREVISTAS A JORNALISTAS DE PASQUINS E OUTROS QUE TAIS!
ARRANJARAM-SE COMENTADORES SÓ DE UM LADO SEM CONTRADITÓRIO!
ATÉ MANUELA MOURA GUEDES QUIZ DAR CHOW MAS NÃO TEM ESTOFO NEM SABE O QUE DIZ!
VALEU TUDO.
AINDA HOJE O EXPRESSO DESTACA MAIS A NOTICIA DE UM CORRESPONDENTE EM MADRID DO LIBERATION COM PALPITES DE FERNANDO ROSAS, DO QUE AS REAÇÕES DE SÓCRATES, DO SEU ADVOGADO E DE PROENÇA DE CARVALHO.
 A DEMOCRACIA PODE ESTAR EM RISCO, E ESTÁ, PORQUE O PODER POLÍTICO SE DEIXOU CAPTURAR PELOS MERCADOS E PELO PODER ECONOMICO.
OS JORNALISTAS ANDAM AO SABOR DE QUEM LHES PAGA.
OS COMENTADORES SÃO ESCOLHIDOS CONFORME AS CONVENIÊNCIAS.
TUDO ISTO VAI TER UM FIM. ESPERO QUE SEJA BREVE.

Sem comentários: