domingo, 2 de novembro de 2014

Uma sondagem dá a vitória ao partido que nasceu há oito meses, superando o PSOE e o PP, algo inédito em Espanha. O escândalo de corrupção que envolveu membros do PP terá contribuído para o resultado.
O partido espanhol Podemos, liderado por Pablo Iglesias, conquistou 27,7% das intenções de voto numa sondagem publicada pelo jornal El País. Esta percentagem de votos é a maior, superando os 26,2% do PSOE e os 20,7% do PP, partido liderado por Mariano Rajoy.

O jornal realça que nunca antes na história de Espanha um recém partido tinha conseguido superar a percentagem de votos dos dois maiores partidos. O Podemos foi criado há oito meses, tendo sido uma surpresa nas eleições europeias, ao conseguir eleger cinco eurodeputados em Maio.

Esta sondagem, publicada este domingo, 2 de Novembro, surge numa altura em que faltam sete meses para as eleições autonómicas e municipais espanholas e cerca de um ano para as legislativas.

O Podemos foi o único partido que viu aumentar as intenções de voto entre Outubro e Novembro. De acordo com a sondagem da Metroscopia para El País, em Outubro Podemos tinha 13,8% das intenções de voto, disparando para os actuais 27,7%. Já o PP passou de 30,2% para os 20,7%, num período em que estalou o escândalo de corrupção, no âmbito do qual foram detidas 51 pessoas que alegadamente estão envolvidas em pagamentos para garantir contratos públicos. Nas pessoas detidas estão incluídos vários autarcas do PP e Francisco Granados, ex-número dois do PP da região de Madrid que se demitiu em Fevereiro depois de se ter descoberto que tinha vários milhões de euros em contas na suíça. Rajoy já pediu desculpas por estes casos.

Mas este escândalo não terá afectado apenas o PP, já que o PSOE também viu a percentagem de votos diminuir de 30,9% para 26,2% no espaço de um mês. 

OS EUROPEUS VÃO DERROTAR O NEOLIBERALISMO E AS AVENTURAS DO EXPERIMENTALISMO DA ALEMANHA E COMISSÃO EUROPEIA.
A ALTERNATIVA ÀS POLITICAS DA DIREITA NEOLIBERAL QUE DOMINA A UE VAI APARECER
E CORRER COM A CORJA DE OPORTUNISTAS QUE QUEREM DESTRUIR O PROJETO EUROPEU. 

Sem comentários: