quarta-feira, 22 de agosto de 2007

ZIMBABWE

Noticiam os jornais, nomeadamente, o Público, em que me baseio, que os zimbabwanos estão a morrer à fome numa escala comparável a um genocídio, e que se poderá estar perante a maior crise humanitária mundial. Três milhões de habitantes estarão em fuga para paíse vizinhos: África do Sul, Moçambique, Zâmbia e Botswuana. A esperança de vida das mulheres é de 34 anos.
O desemprego ronda os 80% e o colapso da economia pode ocorrer dentro de quatro meses. Entretanto, na semana passada a cimeira da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral recebeu com aplausos o senhor Mugabe! Por outro lado, o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, tem vindo a prometer uma saída airosa para Mugabe, tendo em vista os serviços prestados ao Zimbabwe na luta pela independência, que era a sua ida para um país "amigo".
O Continente Africano tem que manter e/ou dar cobertura este tipo de sociedades? E o denominado Ocidente, continua a fechar os olhos e os ouvidos? Sim, porque a China não se preocupa com essas minudências e continua a fazer os seus negócios da china. Para quando a democracia, em África, ainda que tendo em atenção as especifidades das diversas sociedade que ali convivem? Como é que a África so Sul "deu a volta"? Mandelas, só há um? Mas Moçambique, por exemplo, lá vai, devaraginho, embora. E outros parecem querer trilhar idêntico caminho. A Libéria, por exemplo, (quem diria!)parece querer enveredar por essa via.
É verdade: o senhor Mugabe sempre vem à Cimeira UE/Africa? Não seria melhor os próprios "colegas" africanos convencerem-no de que a sua vinda não é aconselhável? Ou "alguém" dizer aos ditos "colegas" que seria melhor darem-lhe tal conselho, sem o "magoarem", obviamente! (não sei como, mas a Diplomacia, com D maiúsculo) sabe como essas coisas se fazem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém se serve da África, mas o africanos vão continuuar a morrer à fome.
Os dirigentes são corruptos q.b. e os bancos suiços é que devem saber.
As ajudas nunca chegam a quem precisa.
Triste cina a destes povos.