terça-feira, 11 de setembro de 2007

11 DE SETEMBRO

Completam-se hoje 6 anos sobre o 11 de Setembro. Que mudou, no Mundo? Estamos mais seguros? Há mais harmonia, melhor entendimento entre os povos? Que ganhou os EUA na sua guerra no Afeganistão, que nem conseguiu apanhar o Bin Laden e que apenas controla (bem como o pretenso governo local) a capital do país? Os senhores da guerra dominam praticamente todo o território, onde impera a sharia e controlam a produção do ópio, nas barbas das forças militares aí presentes. A "experiência" da ex-URSS não deixou nenhuma pista para lidar com aqueles povos e naquela geografia? Foi tudo bem preparado e todos os cenários desenhados? Pessoalmente, uma vez que os taliban não se dispunham a entregar o Bin Laden, aceito que se procurasse ir lá buscá-lo. Mas passados estes anos os Serviços Secretos e as tecnologias ainda não conseguiram localizar o senhor Bin Laden? Diz-se que se sabe que estará algures na difusa e enorme fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão. Então? É uma vasta área? Concedo. Mas há aqui qualquer coisa que me escapa.
E o Iraque, cuja invasão não entendi, nem entendo, vai dar em quê? Vão fugir, como de Saigão? E os povos daquele país, que vão fazer? Fugir, e para onde? Matarem-se uns aos outros até que não sobre ninguém?
A incompetência e arrogância do senhor Bush e da sua entourage deu nisto e nem eles sabem muito bem como sair destas embrulhadas. Alguns dos "grandes sábios" já deram o piro, ou foram obrigados a fazê-lo, mas isso não me dá qualquer conforto. Mesmo que os seguidores do senhor Bush vão à vida nas próximas eleições, como é esperado, alguém vai ter que resolver a embrulhada e o preço irá ser, em qualquer circunstância, muito elevado. E há outro actor, ou alguém por ele, ali para além da fronteira oriental da Europa, que está muito atento e aguarda.

Sem comentários: