Economia
Novo aeroporto
Defensores da Ota preparam dossier para entregar ao Governo
Especialistas portugueses e estrangeiros, ex-governantes e responsáveis de associações empresariais participam, a 06 de Dezembro, em Lisboa, num seminário que assumirá a forma de dossier, a favor do novo aeroporto na Ota, a entregar ao Governo.
Segundo a agência «Lusa», o seminário será apresentado segunda-feira à tarde na Faculdade de Economia de Coimbra, onde é docente um dos responsáveis da iniciativa, José Reis, numa sessão que contará ainda com as presenças de Manuel Porto, presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, e Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.
«Não é tanto apresentar resultados. Há pessoas a acompanhar este assunto e queremos manter a discussão em aberto», disse à «Lusa» José Reis.
José Reis explicou que o grupo vai continuar a discutir a importância da localização do aeroporto na Ota, e «insistir muito na óptica de ordenamento do território e dos serviços que traz ao país, e não como mera obra de engenharia».
No entanto, o grupo pretende também discutir «algumas questões técnicas» relativamente à localização, acrescentou.
Paulo Caldas disse ainda que o colóquio assumirá a forma de dossier a entregar ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministro das Obras Públicas e Laboratório Nacional de Engenharia Civil antes da entrega ao Governo (12 de Dezembro) do estudo que o LNEC está a realizar sobre a localização do futuro aeroporto internacional de Lisboa.
O autarca frisou que o trabalho, que está a ser desenvolvido desde há quatro meses, tem uma visão abrangente sobre as questões dos transportes e da mobilidade numa lógica de Portugal Euro-atlântico, nas quais se inclui a localização do novo aeroporto de Lisboa.
Segundo disse, entre as muitas personalidades que estão a dar o seu contributo encontram-se responsáveis de associações empresariais, ex-governantes socialistas, e especialistas nacionais e estrangeiros «de renome», entre os quais um especialista da NASA.
Na conferência de imprensa de segunda-feira serão dados pormenores do seminário e identificadas as «linhas-chave dessa visão», disse o autarca.
Do grupo de especialistas que tem acompanhado este processo contam-se alguns dos oradores no seminário «Um aeroporto para o país: as vantagens da Ota» realizado em Maio em Coimbra.
Entre eles contam-se o empresário Henrique Neto, o antigo ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território João Cravinho, Jorge Gaspar, professor da Faculdade de Letras de Lisboa, o constitucionalista Vital Moreira, e os presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento regional do Centro e do Vale do Tejo, respectivamente Alfredo Marques e António Fonseca Ferreira.
1 comentário:
O lobby de Coimbra já tinha prometido o estudo. Falta agora o estudo da Associação Comercial do Porto.
O ministro Mário Lino irá ter tempo para "dar uma vista de olhos" por tantos estudos e pareceres?
Enviar um comentário