quarta-feira, 12 de novembro de 2008
A CRISE NO BPN VEM DE 2002. O DR. BAGÃO FELIX NAO FOI MINISTRO DAS FINANÇAS?
Bagão Félix diz que prestação do governador do BdP no Parlamento foi "muito passiva"O economista Bagão Félix considerou hoje que a percepção sobre supervisão apresentada pelo governador do Banco de Portugal terça-feira no Parlamento foi "muito passiva" e "incompatível com a complexidade do mundo bancário."Diário Económico OnlineO governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, disse ontem no Parlamento que não houve falhas de supervisão no caso do BPN, após as irregularidades que levaram à nacionalização do banco.Em declarações hoje à agência Lusa, Bagão Félix referiu que o governador deu uma "visão conformista e resignada da supervisão bancária"."Pareceu-me uma prestação muito passiva que é incompatível da complexidade do mundo bancário", disse o economista. Para o antigo ministro das Finanças, a supervisão que o BdP faz é mais de "constatação do que de antecipação."Bagão Félix deu como exemplo o relatório do BdP, "que é constituído por quase 400 páginas, mas onde apenas aparece em uma ou duas páginas uma referência a actuação da supervisão junto das instituições financeiras."Nas declarações à Lusa, lamentou igualmente que Vítor Constâncio não tenha "reconhecido nenhuma debilidade ou fraqueza" nos casos que têm surgido, o que não dá "confiança aos sistema."Questionado sobre se o governador deveria deixar o cargo, Bagão Félix respondeu que se trata de uma questão pessoal e que não a discute.
2 comentários:
O Carlos Pinto, que é pintor, sabe melhor que eu que as coisas, para serem bem vistas, têm de ser observadas a alguma distância, salvo se tivermos de utilizar um microscópio, mas isso é outra área, que para aqui não é chamada. O Dr. Bagão Félix só a esta distância é que se apercebeu das coisas, porque na altura própria, entre outras razões, ninguém o informou do que estava a passar. Não podemos ser assim tão exigentes, caramba!
Pois é Ribeiro da Cunha. Mas o alerta dos auditores a Dilloit, nao sei se e este o nome,é de 2003.
Quem era 1º. ministro? Durão Barroso. Ministro das Finanças? Ferreira Leite. Que graça que eles têm.
Penso que é desta que as coisas vão aofundo da questão.
Até condomínios de luxo já foram postos `avenda este mês aqui no Porto por moradias de mais de 1 milhão de euros. E a empresa parece que tem ligaç~es ao BPN
Enviar um comentário