sexta-feira, 15 de maio de 2009

É PRECISO UMA NOVA ESQUERDA PARA COMBATER O NEOLIBERALISMO EUROPEU QUE AGORA SE ESCONDE NO ESTADO.

Não há ainda nenhuma luz no fundo do túnel da crise. A economia portuguesa continua em queda pelo terceiro trimestre consecutivo e sofreu um recuo de 1,5% nos três primeiros meses de 2009 em relação ao último trimestre de 2008, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 3,7% em termos homólogos.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou esta sexta-feira a sua estimativa rápida e que aponta para uma queda pelo terceiro trimestre consecutivo.
A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgada esta sexta-feira, dá conta que no último trimestre de 2008, o PIB sofreu uma contracção de 1,9% quando comparado com o trimestre anterior, um valor que foi revisto em baixa face aos 1,6% revelados anteriormente."A forte contracção em termos homólogos do PIB no primeiro trimestre esteve fundamentalmente associada à redução acentuada das exportações de bens e serviços, do investimento e, em menor grau, das despesas de consumo final das famílias", justifica o INE os maus resultados da economia portuguesa. União Europeia recuou 2,5% no 1 trimestre face ao final do ano passado
Portugal parece, no entanto, aguentar-se melhor que o conjunto da União Europeia na crista da crise que persiste em não apresentar sintomas claros de inversão. A queda registada da economia europeia cifrou-se em 2,5% no primeiro trimestre face a igual período do ano passado, enquanto a economia portuguesa contraíu 1,5%, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.
A queda homóloga do PIB da União Europeia foi de 4,4%. Na Zona Euro, o PIB recuou 2,5%, com a taxa de variação homóloga a cair 4,6 por cento.Tanto na União Europeia como na Zona Euro, o PIB recuou mais que no trimestre anterior, quando a economia tinha contraído 1,5% e 1,6%, respectivamente, quando analisadas as taxas de variação face ao trimestre anterior. A economia portuguesa caiu 1,5% em relação ao trimestre anterior e 3,7% em termos homólogos.
Em Espanha de Rodriguez Zapatero, o PIB recuou 1,8% face ao trimestre anterior e 2,9% face ao mesmo período do ano passado;
Na Alemanha de Angel Merkl, a queda em cadeia chegou aos 3,8% e aos 6,9% face ao trimestre homólogo;
Na França de Sarkozy, a redução da actividade foi de 1,2% em termos comparativos com o trimestre anterior e de 3,2% face ao trimestre homólogo;
Na Itália de Silvio Berlusconi, a contracção do PIB foi de 2,4% em relação ao trimestre anterior e de 5,9% face ao período homólogo;
No Reino Unido de Gordon Brown, a quebra foi 1,9% face aos três meses anteriores e de 4,1% em relação ao período homólogo.
No conjunto da União Europeia, o Chipre aparece como sendo o único país a não apresentar variações negativas, com a economia a estagnar face ao trimestre anterior e a subir 1,6% em termos homólogos.
Taxa de desemprego em Portugal sobe para os 8,9% no 1 trimestre
A taxa de desemprego atingiu os 8,9 por cento no primeiro trimestre de 2009, o que representa um agravamento face aos 7,6 por cento do período homólogo de 2008.
As previsõesanteriores apontavam para que no final do ano de 2009 a taxa de desemprego em Portugal atingisse os 8,9%. Os dados hoje divulgados parece quererem confirmar que esse número, o mais alto nos últimos anos já foi atingido no mês de Abril


dos 27 GOVERNOS NA UE, 19 SÃO DE DIREITA/NEOLIBERAL. OU MUDAMOS ISTO AGORA OU TEREMOS PROBLEMAS MAIS GRAVES DENTRO DE 5 ANOS.
E PELO QUE SE VÊ E OUVE EM PORTUGAL, A OPOSIÇÃO ESTÁ INTERESSADA NO PROCESSO DISCIPLINAR AO PROCURADOR, NO COMPUTADOR MAGALHÃES, NO BAIRRO DA BELA VISTA, NAS PALHAÇADAS DO SENHOR RANGEL, NAS OPINIOES DE VITAL MOREIRA. QUANTO APROPOSTAS E ALTERNATIVAS, NADA.
QUANTO AO MODELO ECONÓMICO, NADA. ATÉ MANUELA FERREIRA LEITE DESAPARECEU DE CENA.
CAVACO ESTÁ NA TURQUIA E NAO FALANDO D CASO FREEPORT, FAZ IRONA COM O JUST.
O 1º. MINISTRO ESTÁ ARREPIADO COM A ROUBALHEIRA DO BPP E BPN? E QUEREM SALVÁ-LOS PARA QUÊ?
OU TEMOS UMA NOVA ESQUERDA OU NOSSO FUTURO VAI SER MUITO SOMBRIO.

3 comentários:

oportuno disse...

Era preciso mesmo...mas isto não está tão sombrio quanto o Pintam...


Onde está o Dinheiro?

R. da Cunha disse...

Ou há concertação a 27 (e não esquecer os EUA e outros, os BRIC, por exemplo) e não vamos a lado nenhum.

Carlos Pinto disse...

Boa pergunta. Onde está o dinheiro. Eu garanto que não recebi nenhum. Mas alguém o tem. Tantos milhares de milhões.
O Padre Rangel que sabe tudo é capaz de saber.Ou que pergunte ao Borges.