sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Rui Moreira pronto para dar corpo ao manifesto no Porto

"Dar o Porto ao Manifesto", panfleto de apoio à candidatura independente de Rui Moreira à Câmara do Porto, começou a circular hoje na Invicta.
Isabel Paulo
Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, deverá anunciar proximamente a corrida eleitoral ao lugar de Rui Rio
Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, deverá anunciar proximamente a corrida eleitoral ao lugar de Rui Rio
José Coelho/Lusa
Centena e meia de pessoas, entre os quais os antigos ministros Valente Oliveira e Arlindo Cunha, que não se reveem na alternativa Luís Filipe Menezes à presidência da Câmara do Porto, avançaram hoje com um apelo público à candidatura de Rui Moreira.
Miguel Veiga, um dos fundadores do PSD do Porto e subscritor do documento, afirma que chegou a altura de ver um grupo de cidadãos independentes e verdadeiramente portuenses apresentarem um candidato à Câmara "independente dos partidos".
"Queremos uma candidatura fora dos partidos mas não contra eles e Rui Moreira é quem reúne as melhores condições para viabilizar esta nossa vontade", refere.
Miguel Veiga sustenta que o líder da Associação Comercial Portuense tem a experiência, competência, honestidade e rigor indispensáveis para assumir a liderança da cidade.
"É um portuense de raiz, que sempre se bateu com coragem pelas causas do Porto, defende o militante 'laranja', acrescentando que, em sua opinião, é um candidato "indiscutivelmente melhor" do que o presidente da Câmara de Gaia para a Invicta.
O presidente da Associação Comercial do Porto deverá anunciar a corrida eleitoral ao lugar de Rui Rio, de quem se tornou mais próximo no último mandato, no final de fevereiro, candidatura independente mas que deverá reunir o apoio do CSD.
Entre os assinantes do manifesto, surge, sem surpresas, o nome de António Lobo Xavier, apesar de a direção do CDS não ter anunciado ainda se apoia Rui Moreira contra Menezes, nome que não colhe a simpatia do partido.
Embora em entrevista à Visão, esta semana, não tenha assumido ainda a posição expressa de candidato à Câmara do Porto, Rui Moreira não esconde a vontade de avançar, estando neste momento a reunir condições técnicas, assinaturas e fundos para apresentação de listas.

Candidatura de Menezes acelerou manifesto


Desde que o presidente da Câmara de Gaia oficializou a candidatura pelo PSD à autarquia portuense, a 19 de janeiro, as reuniões em torno da alternativa Rui Moreira acentuaram-se, devendo o "Dar o Porto ao Manifesto" ser apresentado por Daniel Bessa e Azeredo Lopes já na próxima semana.
Miguel Veiga, Carlos Mota Cardoso e João Macedo e Silva são outros dos subscritores do documento que defende as contas à moda do Porto, consolidadas por boas práticas, uma crítica velada à liderança de Luís Filipe Menezes, em Gaia, uma das autarquias mais endividadas do país.
Fazer "um Porto com voz mais firme, exigente e sensato da defesa das valências da cidade e da região frente ao poder central" é outra das ideias-chave do manifesto.
MENEZES JÁ DEU SINAIS QUE TEM MEDO DE IR VOTOS.

Sem comentários: