As portas do Palácio Praia, no largo do Rato, em Lisboa, vão estar abertas das 15h às 18h, amanhã, a todos quantos queiram visitar a sede do maior partido da oposição no dia em que comemora 40 anos. O fundador Mário Soares e o atual secretário-geral, António José Seguro, cumprirão o papel de anfitriões, pelo menos ao início da tarde.
As celebrações prosseguem com um jantar, às 20h, no pavilhão do Olivais, em Coimbra, para o qual foram convidados todos os antigos secretários-gerais socialistas (Mário Soares, Vítor Constâncio, Jorge Sampaio, António Guterres, Ferro Rodrigue e José Sócrates).
O PS nasceu oficialmente no dia 19 de Abril de 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel, onde militantes da Acção Socialista Portuguesa, entre os quais Mário Soares e Manuel Tito de Morais, se reuniam em Congresso.
"Ponderando os superiores interesses da Pátria, a actual estrutura e dimensão do movimento, as exigências concretas do presente e a necessidade de dinamizar os militantes para as grandes tarefas do futuro, deliberou transformar a A.S.P. em Partido Socialista", o Congresso aprovou, por 20 votos a favor e 7 contra, a transformação da A.S.P. em Partido Socialista.
O PS, na sua declaração de princípios, cuja versão em vigor data de novembro de 2002, assume-se como a organização política dos portugueses "que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução dos problemas nacionais e a resposta às exigências sociopolíticas do mundo contemporâneo".
HÁ QUANTO TEMPO NÃO VIA ESCRITO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO.
Sem comentários:
Enviar um comentário