segunda-feira, 10 de junho de 2013



 
Esquerda recupera Roma e principais cidades nas eleições municipais em Itália
O candidato italiano de centro-esquerda, Ignazio Marino, foi hoje eleito presidente da câmara de Roma, impondo-se ao candidato de centro-direita, Gianni Alemanno, na segunda volta das eleições municipais em Itália.
De acordo com os primeiros dados divulgados pelo Ministério do Interior de Itália, Ignazio Marino, médico de formação e senador até à recente renúncia, a 22 de maio, conquistou 63,95% dos votos na capital italiana.
Na contagem geral, dos 92 municípios com maior população do país que votaram na primeira e na segunda volta, mais de metade, 50, foram conquistados pelo centro-esquerda, e 14 pelo centro-direita.
Em Roma, a distância entre Marino e Alemanno (que conquistou 36,05% dos votos) aumentou quase 28 pontos nesta segunda volta, depois de, na primeira volta, essa diferença ter sido de 12%, com o primeiro a alcançar 42,6% dos votos e o segundo 30,27%.
A abstenção esteve em destaque nestas eleições, tanto na primeira como na segunda volta, com a participação global nas urnas, em Itália, a atingir 48,51% nesta segunda volta e de 59,76% na primeira.
"Este resultado é fruto do afastamento dos cidadãos em relação à política, e precisamos de analisar o que se passou. Temos que compreender esta distância dos romanos. Além disso, em termos globais, os resultados do centro-direita nestas eleições não parecem ser positivos", disse Alemanno numa conferência de imprensa

UM BOM SINAL PARA SE INICIAR UMA PROFUNDA MUDANÇA NA EUROPA.
 

Sem comentários: