quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ministra

Maria Luís tentou obter informações das empresas públicas em Maio de 2011

Margarida Peixoto  
25/07/13 16:51
      
  e-mails foram tornados públicos hoje, pelo PS, e mostram que o próprio IGCP revelou estranheza face à situação.   
O PS revelou hoje e-mails trocados entre o IGCP e a DGTF que mostram que a actual ministra das Finanças tentou obter informação sobre as necessidades de financiamento das empresas públicas em Maio de 2011, período de campanha eleitoral.
Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças, contactou directamente empresas públicas para recolher informação sobre as suas necessidades de financiamento a médio-longo prazo, enquanto era técnica do IGCP, em Maio de 2011.
Os emails foram tornados públicos hoje, pelo PS, e mostram que o próprio IGCP, na altura presidido por Alberto Soares, revelou estranheza face à situação.
A 6 de Maio, às 15h02, Maria Luís Albuquerque enviou um email para Ferreira de Melo, que estava na direcção financeira do Metro de Lisboa, a pedir "informação discriminada das amortizações de dívida a ocorrer entre o momento presente e Junho de 2014".
Perante este pedido, o responsável da Metro de Lisboa terá tentado obter esclarecimentos junto do director-geral do Tesouro e Finanças, que era Pedro Felício. Estranhando o método de recolha da informação, o director-geral pediu esclarecimentos, também por email, a Alberto Soares, presidente do IGCP.
Na resposta, dada também por email, no dia 10 de Maio, o então presidente do IGCP afirma: "Para mim é óbvio que esta informação nos deve ser fornecida pela DGTF. Vou ver o que se passa".
Hoje, confrontado com a troca de emails, Alberto Soares reconhece que "a via normal era obter informação através da DGTF", admitindo apenas que Maria Luís poderia estar preocupada com a possível transição de algumas empresas públicas para o perímetro de apuramento do défice orçamental. Seja como for, Alberto Soares reafirma que a tentativa terá sido "sustida" pelo IGCP de imediato.

UM PEDIDO EM CAMPANHA ELEITORAL? É ESTRANHO!!!....
 

Sem comentários: