terça-feira, 10 de setembro de 2013

O ex-presidente da Metro do Porto, Ricardo Fonseca, afirmou hoje na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso dos 'swaps' que Marco António Costa era um dos nomes presentes nas reuniões do conselho de administração da empresa que aprovaram a contratação de 'swaps' em 2008 e 2009.
Quando o atual Governo afastou dois secretários de Estado - Paulo Braga Lino e Juvenal Silva Peneda - por terem ligações ao caso dos 'swaps' justificou a manutenção de Marco António Costa no Executivo, como secretário de Estado da Segurança Social, pelo facto deste ter sido administrador não executivo da Metro do Porto, e não um responsável pela gestão da empresa.
A um administrador não executivo numa empresa cabe a função de acompanhar e avaliar a gestão da sociedade pelos seus gestores.
Ricardo Fonseca confirmou que nas reuniões do conselho de administração da Metro do Porto que aprovaram a contratação de 'swaps', em 2008 e 2009, estava também Marco António Costa.
Marco António Costa deixou entretanto o Governo para assumir a pasta de coordenador da direção do PSD. 
O conselho de administração da empresa aprovou por unanimidade, em Julho de 2008, um empréstimo de 100 milhões de euros, afirmou Ricardo Fonseca, citado pela agência Lusa.
Em 2009, foi também aprovado um outro empréstimo de 180 milhões de euros e até 2012 foram realizadas duas novas operações de financiamento de 75 milhões de euros ao Deutsche Bank e de 50 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos.
A Metro do Porto tinha em carteira instrumentos financeiros de 1,06 mil milhões de euros de perdas potenciais em 2012.  
 
SOMA $ SEGUE. BOA RAPAZIADA. 
 

Sem comentários: