terça-feira, 15 de outubro de 2013

Perfis dos três novos Nobel da Economia

14 de Outubro, 2013
Os norte-americanos Robert Shiller, Eugene Fama e Lars Peter Hansen, hoje distinguidos com o Nobel da Economia, pertencem a duas escolas diferentes: os dois últimos são considerados neoclássicos, enquanto Shiller se destacou no estudo comportamental financeiro. ROBERT SHILLER: tem 67 anos e é o mais conhecido dos vencedores do Nobel da Economia de 2013. Nasceu em Detroit, em 1946, e em 2011 a Bloomberg considerou-o uma das 50 figuras mais influentes do mundo financeiro. Formou-se em Boston no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem estudado o mercado financeiro e o comportamento dos seus vários atores e do público em relação aos mercados. Foi um dos que apontou a bolha especulativa alimentada pelo sistema financeiro no mercado imobiliário dos Estados Unidos que levaria à crise de 2007-2008.

EUGENE FAMA: tem 74 anos, nasceu em Boston e estudou na Universidade de Chicago, considerada uma das grandes escolas económicas neoclássicas e fez a sua carreira docente na mesma universidade. É conhecido como "o pai das finanças modernas" pela sua dedicação à investigação de mercados.
As análises estatísticas que fez mostraram que os preços anteriores são de pouca importância para a previsão da rentabilidade de ativos num futuro imediato.

LARS PETER HANSEN: nasceu em Champaign, Illinois, e tem 61 anos. Estudou na Universidade de Minnesota e desde 1990 é professor na Universidade de Chicago. É reconhecido como um autor de referência em econometria, tendo desenvolvido um modelo estatístico sobre decisões financeiras. Publicou quatro livros, um dos quais com Thomas Sargent, galardoado com o Nobel da Economia em 2011.
Lusa / SOL

Sem comentários: